sexta-feira, 1 de abril de 2022

Conselheiras Tutelares Recebem Prêmio Nacional Do Ministério Da Mulher, Da Família E Dos Direitos Humanos.


O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos promoveu entre os dias 28 e 30 de março, o primeiro Encontro Nacional de Conselheiros Tutelares. O evento contou com mais de 300 participantes do Brasil inteiro. Entre eles, a cidade de Osasco. O evento contou também com a presença da ex-Ministra Damares Alves.

Osasco teve representantes no evento promovido pelo Governo Federal, a fim de capacitar e trazer melhorias para defesa das crianças osasquenses, principalmente nas questões de politicas públicas e avanços no atendimento do sistema de garantia de direitos das crianças e adolescente afim de priorizar o atendimento.

Foram 3 representantes de Osasco: Graziele Macedo Conselho Tutelar Centro, Rosemary Batista (Região Norte) e Rosa Amorim (Região Sul).

Durante o evento, a cidade de Osasco ganhou um certificado e uma medalha pelo destaque em utilizar o SIPIA e gerar diagnóstico para o município. “Esse prêmio representa a união dos Conselheiros Tutelares e toda equipe que nos auxiliam é o fortalecimento de um trabalho, mesmo com nossas dificuldades. sabemos que precisamos melhorar mas o fato de Osasco ter tido este reconhecimento a nível nacional estamos no caminho certo, por isso a importância de falarmos a mesma linguagem e priorizar as demandas do Conselho Tutelar”, disse Graziele Macedo. A Conselheira também dedicou o prêmio a duas pessoas muito importantes. “Eu dedico in memorian do Conselheiro Eronildo Gomes que faleceu de Covid-19 e também ao professor Ednilson Oliveira, que auxiliou a todos na implementação do Sipia.”

O Sipia é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Sipia tem uma saída de dados agregados em nível municipal, estadual e nacional e se constitui em uma base única nacional para formulação de políticas públicas no setor. A base do Sipia-CT é o Conselho Tutelar, para o qual se dirigem de imediato as demandas sobre violação ou não atendimento aos direitos assegurados da criança e do adolescente.

Fonte: Correio Paulista



Nenhum comentário:

Postar um comentário