quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

A BÍBLIA AUTORIZA OS PAIS A BATEREM EM SEUS FILHOS? - Por Hermes C. Fernandes


A confissão de Scooby, um dos participantes do BBB 22 em rede nacional, de que bateu na boca de seu filho a ponto de seus lábios se incharem causou consternação em muita gente, suscitando um caloroso debate nas redes sociais. De um lado, estão os que defendem o direito dos pais baterem em seus filhos, do outro, os que acreditam que a violência física não deve ser usada no processo de educação da criança. Entre os que discordam veementemente do castigo físico está a apresentadora Xuxa Meneghel que tem usado seu perfil nas redes sociais para se posicionar. 

Alguns chegam a usar passagens bíblicas para justificar tal violência. Uma delas é Provérbios 29:15 que diz que "a vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe." Outra diz que "o que retém a vara odeia a seu filho, mas o que o ama, a seu tempo o disciplina" (Provérbios 13:24).

Como bem lembrado pela educadora Amanda Lira em sua rede social, a palavra “vara” (shebet em hebraico) encontrada nestas e em outras passagens bíblicas também significa guiar, orientar e até caminhar juntos. "É o termo usado para a vara do pastor de ovelhas, por exemplo. Embora o objeto sirva para conduzir as ovelhas, não eram usadas para espancar, ou lutar contra as ovelhas. O termo é utilizado também no popular Salmo 23, quando o autor escreve “a tua vara e o teu cajado me consolam”. Repare que a mesma palavra tem uma conotação bastante diferente. Não lemos o trecho como “o Senhor nos castiga, ou nos agride”, lemos como “o Senhor nos guia, nos orienta”. Esta é a mesma conotação que deve ser utilizada ao falarmos de disciplinar nossos filhos.

Eu nunca, NUNCA vi um pai ou uma mãe, bater em um filho com amor, calma e paciência. Se tem, eu desconheço. A surra, vem mais por uma explosão do adulto em um momento de raiva, para punir pelo comportamento errado, do que para ensinar, guiar e corrigir.

Deus é pai e em toda sua autoridade que tem, Ele não manda alguém nos bater com "vara" quando pecamos. Nós colhemos as consequências de nossas escolhas e atitudes e quando estamos mal, Deus nos abraça com amor, nos recebe com perdão, e não castigo, repulsa, braveza, e vara!

PAREM de usar a bíblia como uma desculpa para o seu descontrole emocional! PAREM!
A violência não ensina amor, ela ensina violência.

Por que muitos pais, cristãos ou não, conseguem criar bem seus filhos sem recorrer ao castigo físico e outros não? Se apenas o castigo físico é válido, por que o próprio Paulo recomenda a disciplina pelo amor? (1 Coríntios 4:21)
Vamos repensar?"

Pior do que as marcas deixadas no corpo da criança, que na maioria das vezes se apagam com o tempo, são as marcas deixadas na alma que serão carregadas até o fim de suas jornadas. 

Se tiver que repreender, repreenda. Se tiver que disciplinar, discipline. Mas jamais recorra a um expediente tão baixo e nocivo. Tampouco lance mão de xingamentos, de palavras cruéis que rebaixam, humilham e corroem suas defesas emocionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário