segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Pastor de Goiânia é acusado de violência sexual; veja depoimentos das vítimas.

Mulheres que foram buscar conforto espiritual em uma igreja de Goiânia acusam um pastor de violência sexual. A polícia já abriu dois inquéritos para investigar esse caso; uma das vítimas é uma adolescente de 16 anos.

São três denúncias recentes e uma pilha de acusações contra um dos mais conhecidos líderes religiosos da capital goiana ao longo de vários anos. "Crime de estupro, crime de importunação sexual. Tem também a posse sexual mediante fraude, tem crime de ameaça, crime de lesão corporal, porque ele batia nas vítimas", enumera a defensora pública Gabriela Hamdan.

O pastor Esney Martins da Costa é o chefe da igreja Renascendo para Cristo, cuja sede fica em um bairro de classe média alta de Goiânia. Vazia depois das denúncias, a igreja sempre foi movimentada. O pastor se apresentava aos fiéis como um intérprete da vontade de deus. Foi com esse discurso que ele conseguiu molestar uma das vítimas.

"Ele falava que era para o meu crescimento espiritual, que era pra eu crescer na vida. Ele às vezes confunde até a mente da gente em acreditar que o que ele faz vem de Deus", afirma ela ao Fantástico.

Ela ainda disse que ao contar ao pastor que tinha sido abusada sexualmente quando era criança, ele insistiu ainda mais: "Você vai ter que passar pela ferida para ser curada. E aí eu fiquei: 'meu Deus, eu vou ter que ser molestada de novo para ser curada de um trauma que eu fui na infância?' Então isso não me deixava dormir", relembra.

Para a segunda vítima, o mesmo argumento. "Falava que eu era lésbica e que precisava de tratamento, tratamento de Deus. Na época eu trabalhava, tinha um emprego muito bom. E ele disse que eu tinha que sair do emprego e depender de Deus. Ele falava que minha família não prestava e que eu tinha que me afastar da família", revela.

As denúncias que chegaram à Defensoria Pública foram encaminhadas à Delegacia da Mulher. Para a polícia, a importunação sexual mediante fraude já está comprovada.

A terceira vítima ouvida pela polícia é uma jovem de 16 anos, que também viveu momentos de terror. Os abusos só foram descobertos quando a mãe viu o celular da filha e a adolescente acabou falando.

"Todas as vezes que ela ia, ela chegava em casa chorando e se mutilava - as pernas, as costas. E eu comecei a desconfiar. Foi um choque. Quando eu vi aquilo, o meu mundo desabou. Eu morri ali. Eu me sinto culpada, eu me sinto culpada de tudo, mas eu também fui vítima disso tudo. Ele me enganou!", lamenta a mãe dela.

O repórter do Fantástico, Marcelo Canellas, tentou falar com o pastor na saída da igreja, mas ele não quis dar declarações: "Eu não tenho tempo. Se você quiser conversar, converse com o meu advogado, tá bom? Deus te abençoe".

Em nota, a advogada do pastor disse que ele já foi ouvido pela Delegacia da Mulher e que prestou todas as informações solicitadas; disse também que ele se coloca à disposição da Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente, onde foi aberto o inquérito da jovem, para esclarecer quaisquer denúncias; que o pastor está colaborando com as investigações e que as denúncias não tratam de fatos praticados com violência ou grave ameaça; e conclui dizendo que a defesa confia nas instituições no sentido de garantirem lisura e imparcialidade.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário