quarta-feira, 10 de março de 2021

Os casamentos infantis na pandemia

 

Organizações de direitos das mulheres em Bangladesh lutam há anos contra o casamento infantil
Imagem: Getty Images
Já antes da pandemia, esperava-se que nos próximos 10 anos 100 milhões de meninas seriam forçadas a se casar em todo o mundo. Mas a covid-19 pode aumentar esse número em 10%, estima o último relatório da Unicef.
 "Minha família me disse que eu não deveria recusar a oferta, já que a pessoa que se casaria comigo era de uma família rica", diz Abeba, de 14 anos.
Há apenas alguns meses, a mãe e os irmãos dela a pressionaram para aceitar um pretendente, se casar e, assim, ajudar a aliviar as dificuldades financeiras da família durante a pandemia de covid-19.
Abeba quer ser médica, mas em sua cidade natal, Gondar, na Etiópia, o futuro de sua educação é incerto.
 Rabi, de 16 anos, ainda frequenta o ensino médio em Gusau, na Nigéria. Mas quatro de suas amigas da escola se casaram durante a pandemia, e a mãe dela acredita que ela deveria fazer o mesmo. "Duas de nossas vizinhas vão se casar esta semana, In sha Allah (se Deus quiser)
. Nunca pensei que isso fosse me tocar tão cedo", diz Rabi. E as perspectivas para essas adolescentes estão longe de ser incomuns.
 De acordo com um novo relatório do Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef), já antes da pandemia esperava-se que em 10 anos 100 milhões demenores seriam obrigadas a se casar.
O órgão estima que, por causa da covid-19, esse número crescerá 10%. O fechamento de escolas em todo o mundo, a recessão econômica e a interrupção dos serviços de apoio às famílias e crianças durante os confinamentos aumentaram a probabilidade de que, até 2030, outros 10 milhões de meninas se tornem esposas antes da idade adulta legal, diz o relatório.
 "Esses números revelam que o mundo está se tornando um lugar mais difícil para as meninas", disse Nankali Maksud, conselheira sênior de Prevenção de Práticas Nocivas da Unice
fonte: https://www.uol.com.br/universa






Nenhum comentário:

Postar um comentário