quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Inep corrige informação e diz que ainda analisará nova data do Enem para cidades que não fizerem a prova.

 
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) corrigiu uma informação passada nesta quarta (13) e disse que ainda será marcada uma data especial para as cidades que considerarem a realização do Enem perigosa no contexto da pandemia de Covid-19.

Correção: ao ser publicada, às 18h15, essa reportagem afirmava que o Enem 2020 seria reaplicado nos dias 23 e 24 de fevereiro aos candidatos dos casos previstos pela decisão da Justiça Federal em SP da última terça (12). A nota se baseou em informação transmitida pela assessoria de comunicação do Inep. Essa data ainda será definida e anunciada posteriormente. A informação foi corrigida às 21h20.

A juíza Marisa Claudia Gonçalvez Cucio, da 12ª Vara Cível Federal de SP, negou o pedido de adiamento da prova, mas permitiu a remarcação nos municípios em que autoridades locais decidirem que a circulação dos candidatos nas datas do Enem pode trazer riscos para a cidade por causa da pandemia de Covid.

O Inep procurou o G1 após a publicação da nota e afirmou que essa data para os casos considerados pela decisão judicial ainda será definida e comunicada posteriormente.

No restante do país, a prova impressa está mantida para 17 e 24 de janeiro, apesar da pressão de estudantes e entidades.

Na terça (12), a Justiça Federal de São Paulo determinou que, caso sejam necessárias "eventuais restrições mais severas de mobilidade social ou lockdown (...) que impeçam a realização" do exame em alguma região, a prova deverá ser reaplicada pelo Inep - mas apenas nestes casos específicos.

Ao G1, o Inep afirmou que, "para qualquer caso dos que são passíveis de reaplicação", o exame ocorrerá em 23 e 24 de fevereiro. São as mesmas datas em que candidatos privados de liberdade ou que tiverem sintomas de Covid-19 em janeiro poderão prestar o Enem.

Cronograma

Abaixo, veja as datas atualizadas:

17 e 24 de janeiro:

  • Enem impresso para todo o país

31 de janeiro e 7 de fevereiro:

  • Enem digital

23 e 24 de fevereiro:

  • Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL);
  • Enem em cidades cujas autoridades locais decidirem pelo adiamento da prova;
  • reaplicação para afetados por problemas pontuais, como enchentes, que impeçam o acesso ao local de prova.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário