quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Raquel recebe Simone Tebet e Mara Gabrilli e destaca que a inclusão será prioridade em seu governo.


A candidata a governadora, Raquel Lyra (PSDB), e a sua vice, Priscila Krause (Cidadania), receberam, nesta quarta (14), a candidata à Presidência da República, Simone Tebet (MDB), e sua vice, Mara Gabrilli (PSDB), no Recife. A agenda contou com as presenças do presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, e do presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, e incluiu uma conversa com as mães da Aliança de Mães de Famílias Raras (Amar), e uma visita à Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e ao Porto Digital, no Bairro do Recife.

As postulantes ouviram as demandas de pessoas com deficiência e das mães de crianças com doenças raras, bem como conheceram o projeto Cadê Você, que oferece atendimento odontológico gratuito às crianças com deficiência na Uninassau, em parceria com a Amar e o Instituto Mara Gabrilli.

Aos representantes da Associação Pernambucana de Cegos (Assobecer) e da Associção Beneficente de Cegos de Pernambuco, (Apec), Raquel entregou seu Plano de Governo em sistema braile e reforçou seu compromisso com um estado mais inclusivo.

“O nosso governo vai cuidar de todas as pessoas, inclusive e especialmente das crianças com deficiência e dos seus cuidadores, normalmente mães cuidadoras que destinam a sua vida pra poder lutar por direitos. Faremos o maior programa de inclusão social na saúde, educação, assistência social e na qualificação profissional que o nosso estado já teve. Na prática, faremos a descentralização do atendimento das crianças com deficiência, um diagnóstico precoce, levando atendimento terapêutico multidisciplinar para o interior e criação de um centro de referência para pessoas com Transtorno do Espectro Autista”, explicou Raquel. 

“Não há o que falar para pessoas com deficiência antes de falar de saúde pública pra elas. As portas do SUS têm que estar abertas. Sem saúde, reabilitação e prevenção, não temos condições, sequer, de inseri-las no mercado de trabalho. Então é isso, atualizar a tabela do SUS e ter um programa específico de reabilitação. Nenhuma porta de um hospital, de um centro de reabilitação, vai ficar fechada para nenhuma mãe que precisar ir com o seu filho, com a sua filha, que tem algum tipo de doença ou deficiência. Essa é a proposta que nós temos para o Brasil. O Brasil que não deixa ninguém pra trás, o Brasil que seja verdadeiramente de todos”, afirmou Tebet.

Bruno Araújo falou sobre o papel da mulher na política. “Essa agenda fortalece a presença da participação do gênero da mulher na vida pública nacional. Encontramos aqui duas chapas, uma presidencial e a outra de governador de Pernambuco, presididas por duas mulheres, Raquel, governadora; Priscila, vice-governadora; Simone, presidente, e Mara Gabrilli, vice. Esse espaço é definitivo da mulher na vida pública nacional. São mulheres com compreensão de vida pública, espírito público, conhecedora dos problemas sociais”, pontuou. 

“Estamos aqui porque queremos fazer com que a inclusão seja um dos principais pilares do nosso governo. Essa é a cara que a gente quer para o Brasil”, acrescentou Mara Gabrilli. “Tivemos o esforço de fazer um programa de governo que verdadeiramente seja inclusivo e pense nas pessoas a partir das suas individualidades e necessidades”, complementou Priscila Krause.

Na AACD, as candidatas conversaram com pacientes atendidos pela instituição e foram recebidas pela gerente administrativa da AACD, Luciana Martins, que falou sobre a importância de atualizar a tabela do SUS. A organização realiza 1.200 antendimentos por mês e conta com mais de 200 voluntários. 

*PORTO DIGITAL* - Já no Porto Digital, Simone Tebet e Raquel foram recebidas pelo presidente Pierre Lucena, que falou a história do parque tecnológico que abriga centenas de empresas de tecnologia e economia criativa, e destacou a importância do poder público investir na qualificação profissional dos jovens.

Também marcaram presença na agenda o ex-governador João Lyra Neto; o presidente estadual do Cidadania, João Freire; o deputado federal Daniel Coelho; o candidato a deputado federal, Rodolfo Albuquerque, e os candidatos a deputado estadual, Ane Ebrahim e Francisco Layon. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário