sábado, 20 de agosto de 2022

Conselho tutelar denuncia aluguel de crianças para mendicância.

 
Um grupo de ciganas foi denunciado por alugar crianças para praticar a mendicância na região central de Aparecida. No mês de julho, o Conselho Tutelar da cidade registrou 19 ocorrências nesse sentido e, somente no primeiro fim de semana de agosto, foram oito registros.

A prática seria maior durante os finais de semana, quando o município recebe um número grande de turistas, em busca do Santuário Nacional e outros pontos turísticos religiosos.

A coordenadora do Conselho Tutelar de Aparecida, Manuela Figueira, explicou que as ciganas veem de cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e do interior de São Paulo para pedir dinheiro aos romeiros e moradores da cidade, nos finais de semana. “Essas mulheres vendem panos de prato, balas e sempre estão com uma criança nos braços. Algumas delas são filhos mesmo, mas outras são crianças alugadas de parentes nas cidades onde moram ou de famílias carentes aqui da região, como Potim”.

Quando essas pessoas são abordadas pelos agentes da Prefeitura ou pelos conselheiros tutelares, elas fogem para evitar o flagrante. “Nesse final de semana, nós fizemos o registro de oito ocorrências na praça Benedito Meirelles e na feira livre, na região central. Temos uma dificuldade porque os companheiros dessas ciganas acabam tentando intimidar o agente ou conselheiro para evitar a abordagem”, informou Manuela.

Para dar a impressão de que a criança está doente e incentivar a doação de esmola, a coordenadora disse que as ciganas ministram medicamento nessas crianças. “Elas costumam dar dramin para elas, assim ficam sonolentas e com semblante doente”.

Segundo o artigo 18 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), “é dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor”. Ou seja, usar uma criança para praticar mendicância é crime e o ato deve ser denunciado para a polícia ou para o Conselho Tutelar.

Manuela pediu para que visitantes e moradores de Aparecida denunciem caso vejam essas ciganas pela cidade. “Essa situação é muito preocupante, por isso, precisamos que as pessoas denunciem.
 
Fonte: Jornal Altos 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário