terça-feira, 23 de novembro de 2021

Conselho Tutelar resgata três crianças venezuelanas em situação de mendicância.


O Conselho Tutelar de Teresina resgatou três crianças venezuelanas em situação de mendicância na Avenida Higino Cunha, Zona Sul de Teresina, para um abrigo da capital. Após denúncias, as crianças foram recolhidas da tarde da última sexta-feira (19).

As três crianças, de 10, 8 e 1 ano e 10 meses, são da mesma família e estavam acompanhadas dos pais no momento em que os conselheiros chegaram. Uma das crianças, segundo o Conselho Tutelar, aparenta ter deficiência física, pois não anda.

A polícia acompanhou a ação, mas não foi necessário o uso da força policial no momento. Apesar da resistência, os pais concordaram com a remoção das crianças para o abrigo.

Família reincidente, segundo o Conselho
De acordo com o conselheiro tutelar Melquisedeque Fernandes, o Conselho Tutelar recebeu denúncias de que uma criança de 10 anos com deficiência estava sendo levada pelos pais para prática de mendicância nos sinais de Teresina:

“Quando chegamos ao endereço na avenida Higino Cunha constatamos que não era só uma criança, havia mais duas. O Conselho então realizou o acolhimento das crianças, pois se tratava de uma família já advertida a não fazer isso”, contou o conselheiro.

As crianças foram recolhidas por conta da reincidência dos pais. Atualmente, as crianças estão saudáveis em um abrigo sob responsabilidade do município. Os pais foram advertidos verbalmente mais uma vez.

"No próprio momento do acolhimento, mais uma vez isso foi enfatizado a eles: que as crianças não devem ser expostas a este tipo de situação. E agora que já estão acolhidas, o trabalho de conscientização junto às famílias venezuelanas para não praticar este tipo de violação continua sendo feito pela rede de proteção", enfatizou Melquesedeque.

De acordo a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Semcaspi, Teresina abriga hoje 63 famílias venezuelanas, totalizando 264 acolhidos em três abrigos da capital.

À Rede Clube, três imigrantes venezuelanos, que moram na capital desde o início de 2020, relataram as condições da população na capital, segundo eles, os donativos recebidos não são suficientes para alimentação:

"Família que tem muito filho passa fome, por isso que mãe e pai sai para rua (para pedir) com um filho" relatou um deles.

Morte de crianças venezuelanas
De acordo com secretário executivo da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Eduardo Aguiar, afirmou na sexta-feira (12), em entrevista à Rádio Clube News, que somente neste ano, seis crianças venezuelanas morreram em Teresina.

A última morte foi de uma bebê de 9 meses no Hospital do Buenos Aires, na Zona Norte da Capital, com suspeita de maus-tratos, no dia 12 de novembro. A mãe tem 13 anos, é venezuelana e chegou na capital no dia 3 de novembro. O caso está sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar da Zona Norte e pela Semcaspi.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário