terça-feira, 26 de outubro de 2021

MPPE realiza parcerias para evitar evasão escolar e acompanha lançamento do projeto “Tô voltando, meu lugar é na escola”.


Nesta segunda-feira (25), a ação “Tô voltando, meu lugar é na escola” foi lançada na cidade de Olinda, para promover o retorno às aulas, após a identificação de um alto percentual de evasão escolar, identificado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A iniciativa tem parceria com a Prefeitura de Olinda e com as Secretarias da Educação, da Saúde e da Assistência Social.

Segundo o promotor de Justiça da Educação do MPPE, Sérgio Souto, que está à frente do projeto, mais de 7 mil alunos matriculados nas escolas de Olinda não haviam retornado às aulas. “O objetivo é visitar nesta semana o maior número possível de alunos para que possamos entender cada situação e reverter esse índice. Há diversas possibilidades que podem ter sido motivo para o abandono da escola, como o desestímulo, perda de um ente na pandemia, trabalho infantil ou até mesmo dificuldade no aprendizado. Por isso, o papel do Ministério Público vem sendo realizado não apenas na identificação desse afastamento, mas também no acompanhamento dessas crianças e adolescentes, para que possamos buscar soluções para cada problema”, explicou Sérgio Souto.

Ainda falando sobre números, para entender o quanto é alto o índice de abandono, é importante saber que a Rede Municipal de Ensino de Olinda possui 72 escolas com 25.903 estudantes matriculados, entre turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e Educação de Jovens e Adultos. Atualmente, aproximadamente, esses 7 mil alunos representam 33% dos estudantes que fazem parte da infrequência escolar desde o retorno às aulas presenciais, no último dia 13 de setembro.

O lançamento da ação “Tô voltando, meu lugar é na escola” foi realizado na Biblioteca Municipal de Olinda, com estudantes da rede municipal, e depois seguiu para visitação nas escolas Isabel Burity, Pastor Conrado e Chico Science, localizadas no bairro de Rio Doce, além da comunidade que abriga o Beco da Marinete. No local, o promotor de Justiça do MPPE conversou com o estudante Jameson Apolo, de 15 anos, que estava afastado por decorrência da pandemia. “Eu fiquei com medo das aulas presenciais, mas tenho vontade de voltar. Essa visita me ajudou. Agora, eu volto”, garantiu Jameson Apolo.

As visitações às residências e em toda a rede pública municipal de ensino continuarão sendo realizadas com ações simultâneas de mobilização dos estudantes nas 72 unidades de ensino. A iniciativa segue até 29 de outubro como um grande “Dia D” que encerrará a programação.

Fonte: MPPE Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário