domingo, 1 de agosto de 2021

Cursos gratuitos sobre direitos de crianças e adolescentes estão disponíveis.

Estão abertas as inscrições para cinco cursos da Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Endica). A iniciativa é do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e tem o objetivo de oferecer formação de qualidade e gratuita a integrantes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. A oferta dos cursos é contínua.

As capacitações têm 60 horas/aula e, ao final, os participantes recebem um certificado de conclusão. Os cursos disponíveis são: abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes; atuação dos Conselhos dos Direitos e Conselhos Tutelares; Estatuto da Criança e do Adolescente; mediação de conflitos: uma perspectiva sistêmica em tempo de pandemia; e Fundamentos em Direitos Humanos no contexto da crise Covid-19. Lançada em outubro de 2020, a plataforma já obteve mais de 5 mil inscritos de todo o país — desses, 15% eram conselheiros tutelares.

De acordo com o secretário nacional dos direitos da criança e do adolescente, Maurício Cunha, os conteúdos possibilitam atualização e troca de experiências para os participantes. “É um espaço onde todos que participam do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente podem estar para aprender, se atualizar, melhorar as suas iniciativas e compartilhar experiências com os especialistas sobre o tema”, explicou.

Quem pode participar

As capacitações são voltadas para agentes do Sistema de Garantia de Direitos, que são aqueles profissionais que atuam na Rede de Atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), no Sistema Educacional, na Rede Socioassistencial, em Conselhos Tutelares, Conselhos de Direitos, Polícias Militares do Batalhão Escolar, Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente, Unidades de Acolhimento Institucional, Vara da Infância e Juventude, unidades socioeducativas e unidades para cumprimento de medidas socioeducativas de meio aberto.

Saiba mais

A Endica e a Escola Nacional de Socioeducação (ENS) compõem o sistema Multiescolas. O projeto é uma parceria entre MMFDH e o Programa Mundial das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), executado pela Universidade de Brasília (UnB).

Para dúvidas e mais informações:
gab.sndca@mdh.gov.br

Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-927

Fonte: Gov.Br

Nenhum comentário:

Postar um comentário