sábado, 31 de julho de 2021

Santa Cruz do Capibaribe: Precisamos Urgentemente de uma Audiência Pública para discutir alguns pontos sobre a Educação do município.

Santa Cruz do Capibaribe necessita de uma discussão ampla acerca da Educação, pois acredito que há alguns pontos a serem debatidos, os quais percebo estarem sendo ignorados pela Classe política e por grande parte da população, são eles:

  • Por que as escolas estaduais e particulares já retornarem as aulas presenciais de forma parcial, e ainda não vemos nenhuma discussão ou debate acerca do retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino?
  • Por que algumas Escolas da rede estadual tem fechado as aulas no período noturno no município, se a população só aumenta? Será que a população está aumentando e quantidade de alunos do Ensino Médio tem diminuído? Por que algumas escolas estão encerrando as aulas no período noturno? A exemplo da Escola Malaquias Cardoso?
  • Por que o déficit de vagas em creches é tão grande, sendo que o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu Art. 54, inciso IV, garante direito a Creches para crianças de 0 à 4 anos de idade?
  • Com todos esses pontos acima citados a serem corrigidos, por que o município oferece Cursinho Pré-Vestibular gratuito, sendo que não previsão legal para tal? Ou seja, há orçamento para o Cursinho e não há orçamento para Creche e Pré-Escola?
  • Por que grande parte dos alunos de 4 e 5 anos precisam se deslocar em ônibus até o Centro de Educação Infantil? Por que não há turmas para a educação infantil em todos os bairros? Será que não é necessário mudar essa realidade?
  • Por que o município não está observando o Art. 53, inciso V, do ECA? O qual diz que “acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.”, onde em nosso município muitos crianças e adolescentes precisam se deslocar diariamente para bairros distantes de suas residências para frequentar a sala de aula, se há Instituições de Ensino em seu Bairro de residência?
  • O que está sendo feito na rede pública e particular para que seja obedecido o Art. 53-A do ECA? O qual cita dever das instituições de Ensino em realizar campanhas e medidas de conscientização, prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de Drogas Ilícitas?

Precisamos ouvir os educadores desse múnicipio, pais, estudantes, classe política em geral, Conselho Tutelar e Conselho de Direito, para que esses porquês, e tantos outros que surjam sejam respondidos, e com isso aconteçam melhoras na Educação de nosso município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário