sexta-feira, 9 de julho de 2021

MPPE pede afastamento de presidente da Funase após flagrante de internos dormindo com ratos.


Ministério Público de Pernambuco solicitou o afastamento da presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e da diretora do Centro de Internação Provisória (Cenip) Recife após uma vistoria na unidade. Na ocasião, adolescentes apreendidos foram encontrados dormindo com ratos.

O local também estava em condições precárias. O pedido de tutela de urgência está sendo analisado pela Vara Regional da Infância e Juventude. A promotora de Justiça disse à coluna Ronda JC que a vistoria foi realizada no fim de maio e os socioeducandos foram vistos compartilhando pedaços de colchões em alojamentos com infiltração de esgoto. Também foi encontrado lixo e matagal no interior da unidade, além de falta de iluminação.
"Só após a vistoria, compraram colchões novos para o local. Farei nova inspeção para saber como está a situação lá. Também deixei uma urna para que os adolescentes possam colocar as demandas", disse a promotora.
Ela também solicitou que a Funase capine o mato, retire o lixo do interior do local, dedetize mensalmente para eliminar ratos e outras pestes, retire as infiltrações e rachaduras, faça reparos e resolva outros problemas encontrados.

Nota da Funase

A assessoria da Funase disse através de nota que "o objeto da ação do MPPE é a determinação de prazos para a resolução de demandas administrativas encontradas no Cenip Recife, e não o afastamento da presidente da instituição".

A nota também informa que a Funase "entende, inclusive, que a petição por prazos perde parte de seus efeitos quando se considera que as questões apresentadas pelo MPPE já foram ou estão sendo resolvidas, motivo pelo qual considera a forma como a Promotoria vem atuando no caso como contraproducente e longe de ser razoável em relação à superação de desafios do sistema socioeducativo". Ainda na nota, a Funase disse que se pronunciará nos autos em até dez dias, de acordo com o período concedido pelo Judiciário.

Fonte: Vertentes Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário