domingo, 23 de maio de 2021

Estudo aponta que qualquer dose de bebida alcoólica afeta o cérebro.


Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, fizeram um estudo que mostra que ingerir qualquer quantidade de álcool, 
até mesmo com um consumo moderado, afeta todas as partes do cérebro de quem está bebendo.

Depois de analisar dados como idade, relatos de consumo de álcool e tamanho do cérebro de 25.378 britânicos, os pesquisadores associaram o consumo de bebidas alcoólicas dos participantes do estudo com a diminuição da massa cinzenta no cérebro.

Os pesquisadores apontaram que as pessoas que consomem uma maior quantidade de álcool semanalmente tiveram uma diminuição de até 0,8% da região do cérebro responsável pela capacidade de pensamentos, movimentação voluntária, percepção e linguagem dos seres humanos.

“Não há limite mínimo para que a bebida nos prejudique, qualquer quantidade é prejudicial. Quase todo o cérebro parece ser afetado, não apenas áreas específicas, como se pensava anteriormente”, explicou Anya Topiwala, uma das autoras do estudo, em entrevista ao jornal britânico The Guardian.

O estudo também identificou que pessoas com maior índice de massa corporal (IMC), proporção entre peso e altura, e histórico de pressão alta tendem a ter o cérebro ainda mais afetado durante e após o consumo de bebidas alcoólicas.

Os cientistas ainda revelaram que, ao contrário do que se imaginava anteriormente, uma pessoa que ingerir cerveja ou vinho não terá menos riscos de ter o cérebro afetado do que quem beber algo destilado.

O estudo foi feito utilizando informações disponibilizadas pelo UK Biobank, um banco de dados que foi projetado para que os pesquisadores consigam realizar estudos com base em fatores genéticos e ambientais para identificar o motivo de algumas pessoas desenvolverem determinadas doenças e outras não.

Fonte: Comunidade F7 Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário