terça-feira, 11 de maio de 2021

Conselho Tutelar promove campanha contra violência na infância.

 

O Conselho Tutelar de Jundiaí viabiliza anualmente ações em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, e esse ano não será diferente. O tema da campanha de 2021 é o combate à violência na infância.

“Todos os anos, tanto o Conselho Tutelar como CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), procura fazer algo para chamar atenção para a data e principalmente proporcionar espaços de discussão para do tema”, explica a Comissão do órgão.

Segundo dados reunidos de três sedes do Conselho Tutelar, foram registrados cerca de 110 casos de violência física e sexual contra crianças e adolescentes. Deste total, 69 atendimentos foram de violência física e 41 de violência sexual.

Obviamente, por causa da pandemia, a programação para discussão de tema tão importante, acontecerá 100% online. Dessa forma, o órgão de proteção à criança e adolescente de Jundiaí preparou bate-papos importantes com especialistas.

Programação

O primeiro bate-papo já acontece nesta segunda-feira (10), com uma transmissão online ministrada pela psicóloga clínica convidada, Mariana Simon, que discutirá “Cinco formas de violência das quais crianças são vítimas”. Simon é especialista em arte terapia e criatividade e criadora de conteúdo para internet.

Publicidade

Na terça-feira (11), a professora, escritora e consultora de direitos humanos de crianças e adolescentes, Maduca Lopes, assume a live e conversa sobre “Violência contra criança e adolescente: quando comunicar o Conselho Tutelar?”.

A terceira conversa com especialista acontecerá na quinta-feira (13), com Rodrigo Pierobon Rodrigues, psicólogo social e clínico, especialista em violência doméstica, ex-presidente do CMDCA e atual presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Nesta live, Rodrigo Pierobon discute “Quais sinais a criança e o adolescente apresentam quando sofrem violência e como identificá-los”.

Todas as lives serão transmitidas através da página do Facebook do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a partir das 19h30.

Participação local

No dia 18 de maio, próxima terça-feira, o Conselho Tutelar continua com a programação de conscientização contra a violência infantil, com uma programação envolvendo as OSCs (Organizações da Sociedade Civil) que atuam em bairros em vulnerabilidade de Jundiaí.

Representando o Vetor Sul da cidade, a participação especial será da Associação Almater, que atende crianças e adolescentes do Jardim São Camilo e Jardim Tamoio. Também participarão as entidades Bom Pastor e CEDECA (Cedeca Centro de Defesa da Criança), junto do Conselho Tutelar. 

Fonte: Tribuna de Jundiaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário