domingo, 19 de julho de 2020

Morre de Covid-19 Dom Henrique Soares

Morreu, na noite de ontem, o bispo da Diocese de Palmares, dom Henrique Soares da Costa, aos 57 anos. A causa da morte foi a Covid-19.
Dom Henrique estava internado desde o último dia 4 de julho na UTI do Hospital Memorial São José, no Recife. Na última quinta-feira (16), seu estado de saúde se agravou e ele precisou ser entubado.
Desde a segunda passada, a Diocese de Palmares promove a “Semana de Oração pela recuperação de dom Henrique”. Natural de Penedo (AL), dom Henrique Soares da Costa nasceu no dia 11 de abril de 1963.
Ingressou, aos 18 anos de idade, no Seminário de Maceió e em 1984 concluiu o bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). No período de 1985 a 1989 foi noviço no Mosteiro de São Bento, na cidade do Rio de Janeiro, e no mosteiro Trapista de Nossa Senhora do Novo Mundo.
Em 1990, voltou ao Seminário de Maceió, onde iniciou a faculdade de Teologia. No ano seguinte, foi para Roma e concluiu a Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, com mestrado em Teologia Dogmática.
Foi ordenado sacerdote no dia 15 de agosto de 1992. Ocupou o cargo de reitor da Igreja Nossa Senhora do Livramento, em Maceió, de 1994 a 2009 . Também foi professor de teologia no Seminário Provincial de Maceió e no Curso de Teologia do Centro de Estudos Superiores de Maceió.
No Instituto Franciscano de Teologia, em Olinda (PE) e no Instituto Sedes Sapientiae, no Recife, também integrou o corpo docente. Em 19 de março de 2014, foi nomeado pelo Papa Francisco bispo da diocese de Palmares. No Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2), era presidente da Comissão Regional Pastoral para Cultura e Educação.
*Com informações do Blog do Manuel Mariano

Nenhum comentário:

Postar um comentário