sábado, 11 de julho de 2020

Fiocruz avisa à OMS que detectou novo vírus com potencial pandêmico no Brasi



A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) informou à OMS (Organização Mundial da Saúde) que detectou um caso no Brasil de infecção respiratória provocada por uma nova variação do vírus influenza A H1N2. A doença é transmitida de porcos para seres humanos e considerada com potencial pandêmico.
A infecção ocorreu em uma mulher de 22 anos, no mês de abril. Ela mora na cidade de Ibiporã, no Paraná, trabalha em um matadouro de suínos e já está recuperada. Segundo o Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo da Fiocruz e a OMS, ainda não há evidência de contágio deste vírus de pessoa para pessoa.
Até o momento, são conhecidos 26 casos de pessoas infectadas pelo influenza A (H1N2) no mundo, reportados desde 2005 —dois deles no Brasil. Todos os pacientes contraíram o vírus após contatos com porcos e a maioria apresentou doença branda.
Porém, como trata-se de um vírus que tem potencial de causar pandemia ao sofrer alguma mutação e passar a ser transmitido por contato pessoal, todos os casos identificados devem ser reportados à OMS, como fez a Fiocruz.
De acordo com a OMS, maiores informações sobre o risco de transmissão de uma pessoa para outra deste vírus só poderão ser dadas após a continuação da análise em laboratório e pesquisas para identificar se há outros casos no Paraná.
No momento, não existe nenhuma determinação de restrição ao Brasil e as orientações para evitar a nova variante da gripe é a mesma que para se prevenir de qualquer vírus respiratório: higienizar bem as mãos frequentemente, evitar tocar nariz e boca, e cobrir a boca ao tossir ou espirrar.
fonte:https://portalextremoz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário