segunda-feira, 18 de maio de 2020

O Brasil registra em média 32 mil casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes.


Segunda-feira (18) de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O abuso sexual é um fato real em nossa sociedade, e é mais comum do que muita gente pensa.

O Brasil registra em média 32 mil casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes, segundo o Ministério da Saúde, o índice equivale a mais de três casos por hora. Só nos primeiros meses deste ano, o Governo Federal registrou 4,7 mil novas denúncias. Os números mostram que mais de 70% dos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são praticados por pais, mães, padrastos ou outros parentes próximos das vítimas. Também em mais de 70% dos registros, a violência foi cometida na casa do abusador ou da vítima.
Dados do Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe, registra que em 2020, de janeiro até hoje, 07 casos de violência sexual contra crianças foram praticados na cidade.  

Para os especialistas e os profissionais envolvidos na proteção da infância alerta para a potencialização do risco de aumento desse tipo de crime durante o distanciamento social implementado para tentar conter a propagação do coronavírus.  

Ações
Em Pernambuco o Ministério Público Estadual (MPPE) lançou uma campanha para afirmar que está atento, bem como as instituições parceiras, ao aumento dos casos de abuso e exploração sexual contra as crianças e adolescentes. Os posts da campanha já estão nas redes sociais do MPPE. Qualquer toque no corpo da criança ou adolescente coma finalidade sexual é crime, assim como a utilização do corpo delas para fins libidinosos. Denuncie. 

Para dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade a ficar em alerta, o Conselho Tutelar do município de Santa Cruz do Capibaribe, informou que estará nas emissoras de rádio debatendo o tema. Já a Secretaria de Desenvolvimento Social, vai fazer a divulgação de material informativo sobre o tema nas redes sociais da secretaria e prefeitura; bem como a divulgação de vídeo aos grupos de pais/responsáveis das crianças e adolescentes atendidas pelo SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) e Criança Feliz; como também a colocação de faixas abordando o tema em pontos estratégicos dentro da  cidade.

Como denunciar

Vários profissionais atuam diariamente para proteger as crianças e os adolescentes, prevenindo ou atuando mediante a denúncias de violação sexual. Contudo, é importante que as pessoas também colaborem. Em caso de suspeita, o cidadão deve realizar uma denúncia anônima no Disque 100 (Direitos Humanos) ou para o Conselho Tutelar, pelo telefone 3731-3845.


Nenhum comentário:

Postar um comentário