O secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho, anunciou que a capital pernambucana será a primeira do Brasil a instituir uma Comissão Permanente de Gestão e Valorização dos Conselhos Tutelares. A novidade foi divulgada durante o Encontro de Integração dos Conselheiros Tutelares, realizado no Paço do Frevo, e representa um avanço inédito na política de proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
A criação da comissão atende a uma reivindicação histórica da categoria e terá como foco o acompanhamento e a discussão de melhorias essenciais para o trabalho dos conselheiros, incluindo atualização salarial, condições de atuação e reestruturação física das sedes dos Conselhos Tutelares. O objetivo é garantir ambientes mais dignos e eficientes, compatíveis com a relevância do papel desempenhado pelos profissionais.
“Este é um dia histórico para o Recife. O prefeito João Campos e o vice-prefeito Victor Marques reafirmam o compromisso com a infância segura e protegida. Estamos não apenas reconhecendo, mas institucionalizando a importância daqueles que estão na linha de frente da proteção das nossas crianças e adolescentes. Ao criar esta Comissão, garantimos um canal permanente de diálogo e ação para valorizar esses profissionais que são fundamentais para o fortalecimento da rede de proteção”, afirmou o secretário Marco Aurélio Filho em vídeo publicado nas redes sociais.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Dora Pires, também destacou a relevância da medida. “A criação desta comissão é um marco. Ela materializa o respeito e a necessidade de investirmos nos conselheiros tutelares, que são pilares do Sistema de Garantia de Direitos. É um passo crucial para dar mais eficácia às políticas públicas voltadas para a infância”, afirmou.
Durante o evento, conselheiros tutelares, instituições e personalidades que atuam em defesa dos direitos da criança e do adolescente foram homenageados.
A Comissão Permanente de Gestão e Valorização dos Conselhos Tutelares será vinculada à Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, com participação da gestão municipal, do Comdica e de representantes dos próprios conselheiros.
Fonte: Blog Ponto de Vista


Nenhum comentário:
Postar um comentário