quinta-feira, 30 de outubro de 2025

O Mandato de Túlio Gadêlha Leva a Participação Popular a Sério: Mais de R$ 100 Milhões em Emendas Decididas por Você.


Em um cenário onde a transparência e a participação popular são cada vez mais exigidas pela sociedade, a iniciativa de realizar uma consulta pública anual para definir a aplicação de recursos do orçamento tem se destacado em Pernambuco. O Deputado Federal Túlio Gadêlha, em um recente comunicado nas redes sociais (o Reel em questão), reforçou o convite à população para exercer sua cidadania e garantir que as verbas federais sejam investidas onde a comunidade realmente precisa.

Um Histórico de Participação e Transparência
Segundo a descrição do vídeo, essa prática de ouvir os pernambucanos já dura há 7 anos. Ao longo desse período, a iniciativa mobilizou a decisão sobre mais de R$ 100 milhões em emendas e registrou a participação de mais de um milhão de eleitores votando e escolhendo o destino desses recursos.


📢 Diferente de Práticas Obscuras:

No vídeo, Túlio Gadêlha faz questão de frisar a diferença entre esta prática e modelos criticados como o "Orçamento Secreto", mencionando que, ao contrário do Centrão e da Direita, a destinação dos recursos do seu mandato é feita de maneira pública, transparente e ouvindo a população.

O Que São as Emendas Participativas?
O recurso mencionado no vídeo e na descrição é o que se chama de Emendas Participativas. Na prática, uma parte do orçamento a que o parlamentar tem direito a destinar é disponibilizada para consulta popular. Isso significa que, em vez de o político decidir sozinho o destino de milhões de reais, ele utiliza a sabedoria coletiva para identificar projetos prioritários.

O processo é simples e crucial:

Identificação de Necessidades: A população cadastra projetos ou indica categorias de investimento para a sua cidade ou comunidade (saúde, educação, infraestrutura, cultura, etc.).

Destinação Transparente: Os projetos mais votados ou mais relevantes recebem os recursos das emendas parlamentares do mandato de Túlio Gadêlha.

Como Participar e Garantir o Seu Projeto

O objetivo principal do comunicado é convocar os pernambucanos a participarem da rodada mais recente dessa consulta. Se há um problema em sua cidade, uma obra que precisa ser feita ou um setor público que precisa de reforço, esta é a oportunidade de levar a sua ideia para ser considerada no orçamento federal.

Para participar, o processo é o seguinte:

Acesse o Link: O Deputado orienta a população a acessar o link disponível na bio (do Instagram) para cadastrar a proposta.

Cadastre Seu Projeto: É preciso entrar na plataforma e registrar a necessidade ou projeto.

Votação: As propostas cadastradas entrarão em fase de votação (prevista para o início de novembro), onde o povo decidirá quais terão prioridade na destinação dos recursos.

O vídeo também oferece suporte direto para quem tiver dúvidas no processo de cadastro, disponibilizando um telefone de contato: (81) 99126-7596.

Esta é uma excelente chance para que a sociedade civil organizada, associações de bairro e cidadãos comuns tenham um impacto direto e significativo na melhoria de suas vidas. Afinal, como o próprio mandato de Túlio Gadêlha afirma, "No nosso mandato sua voz importa muito!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário