O conselheiro do TCE, Ranilson Ramos recebeu, nesta sexta-feira (26), o novo secretário estadual de Educação e Esportes, Alexandre Schneider, e o secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro de Queiroz, para novas orientações sobre o planejamento da Concorrência 002/2024 - CCSAD, para construção de 250 creches no Estado.
Relator dos processos, o conselheiro deu aval para o lançamento do primeiro lote da licitação, que contempla a construção de 51 creches, e foi avaliado em R$ 282 milhões – dentro de um total de R$ 1,3 bilhão que o Governo do Estado pretende investir na área.
“Convidei o novo secretário de Educação e Esportes ao meu gabinete, doutor Alexandre Schneider, para que junto com a equipe técnica, apresentássemos o relatório preliminar de auditoria, no qual concluímos pela prosseguimento do processo licitatório, mesmo com três inconsistências, que serão corridas conjuntamente. Assim eu comemoro essa atuação concomitante do TCE-PE e a Secretaria de Educação e Esportes para uma ação tão importante como a construção de 250 creches que irão atender milhares de crianças de 0 a 3 anos, garantindo os direitos fundamentais da Primeira Infância em todo o estado de Pernambuco”, celebrou Ranilson.
Pernambuco conta, hoje, com 69 mil alunos inscritos em creches.
A meta é abrir 173 mil novas vagas.
RACRECHE X JOÃO DAS CRECHES
O Blog do Jamildo cobriu, desde o início de 2023, uma disputa entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife para mostrar quem aparece melhor do assunto creches.
A governadora Raquel Lyra (PSDB) chegou a falar, na campanha de 2022, que seu apelido em Caruaru era "Racreche", por tantas creches que, segundo a gestora, construiu quando era prefeita.
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), também mostrou números no tema.
O assunto ficou apelidado nos bastidores políticos de "guerra das creches", ganhando João um apelido de "João das Creches" para contrapor com Raquel.
Até o final de abril de 2024, a Prefeitura do Recife já registrava um aumento de cerca de 90% no número de vagas em creches, saltando de 6.439, no início de 2021, para 12.254 vagas.
“Nós conseguimos construir novas unidades, ampliar unidades existentes, e chegamos, hoje, com esse marco. O que foi feito, até então, em 40 anos na cidade, nós fizemos em 4. Conseguimos garantir toda essa expansão da rede com a Educação Integral. Isso quer dizer que toda criança em uma creche, no Recife, tem cinco refeições por dia. Na maioria das creches também temos lavanderias para lavar as fardas das crianças, ou seja, ela sai com a roupa lavada e limpa na volta para casa", afirmou o prefeito João Campos, na época.
Fonte: Blog do Jamildo
Nenhum comentário:
Postar um comentário