O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizou, na quarta-feira (24), na cidade de Caruaru, um encontro de divulgação do serviço de acolhimento familiar em Família Acolhedora. Após reuniões com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), no último dia 23, a primeira criança foi acolhida em uma família.
O serviço promove o acolhimento das crianças e adolescentes em família de forma temporária até que cesse a situação de risco e possam retornar para suas famílias ou sejam encaminhadas para uma família substituta.
Segundo a Promotora de Justiça Sílvia Amélia Oliveira, “a política é uma vitória para a infância e juventude de Caruaru e do Brasil inteiro, uma vez que o acolhimento familiar é muito mais indicado, especialmente para a primeira infância. Dessa forma as crianças recebem o cuidado em uma família, o que é muito mais benéfico do que o cuidado em acolhimento institucional”.
Os integrantes das famílias interessadas no acolhimento participam de formação por uma equipe multiprofissional, que acompanha a família e as crianças e adolescentes durante o período de acolhimento. As famílias interessadas em fazer parte do serviço devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru, especificamente o serviço de Família Acolhedora. Lá receberão todas as instruções que precisam para se cadastrar, serem avaliadas e poderem receber crianças no futuro.
Fonte: MPPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário