domingo, 19 de maio de 2024

DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.


A data 18 de maio foi Instituída pela Lei Federal 9.970 de 17/05/2000, para representar a campanha nacional de combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes em memória a menina Araceli Cabrera Crespo, de apenas 08 anos de idade que, em 18 de maio de 1973 em Vitória–ES, foi sequestrada, drogada, estuprada, morta e carbonizada, tornando-se a vítima mais emblemática da violência sexual no Brasil.


Araceli Cabrera Crespo, com apenas 8 anos de idade foi sequestrada, drogada, estuprada, morta e carbonizada, em Vitória-Espírito Santo. O corpo da criança apareceu seis dias depois, e os seus agressores nunca foram punidos.

O desaparecimento da menina completa neste 18 de maio de 2024, 51 anos e para nossa revolta e vergonha, seus algozes/agressões nunca foram punidos por aquele brutal assassinato.

Desde então o DIA 18 de maio se tornou o DIA para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência que é uma das piores violações de direitos humanos praticadas contra vidas.

Araceli Cabrera Crespo, se tornou a mais emblemática vítima de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil.
O QUE É VIOLÊNCIA SEXUAL?

É a situação em que a criança ou adolescente são usados para o prazer sexual de uma pessoa mais velha. Ou seja, qualquer ação de interesse sexual, consumado ou não. 

É uma violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, porque abusa ou explora o corpo e sua sexualidade em atividades sexuais impróprias à sua idade, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

Mais de 250 mil crianças e adolescentes são vítimas de abuso e exploração sexual por ano no Brasil aponta o fundo das Nações Unidas para a infância UNICEF.

"Se alguém se mantém neutro, calado em situações de injustiça, ou de violência, escolheu o lado do agressor". Desmond Tutu

Jota Conceição
Palestrante e Consultor em Direitos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário