A Secretaria Executiva de Promoção da Equidade Social (Sepes) terá neste ano uma programação carnavalesca com muita diversidade e inclusão. Os detalhes das ações foram apresentados pelo secretário de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Flávio Oliveira, durante coletiva de imprensa realizada pelo Governo de Pernambuco, nesta segunda-feira (05/02), no Museu do Estado de Pernambuco, no Recife.
A festa de Momo em Pernambuco irá contar com uma campanha de enfrentamento à discriminação. Entre cartazes, faixas, leques, adesivos e por meio das redes sociais, o movimento aborda a importância do respeito no carnaval, com foco nas diferenças e com o objetivo de estimular um período festivo mais seguro para todas as pessoas. “Pernambuco pelo fim do racismo, capacitismo, violência contra a pessoa idosa e LGBTfobia” é o tema da ação. O material será compartilhado durante os dias de festa em municípios pernambucanos do litoral ao sertão.
De acordo com o secretário Flávio Oliveira, a campanha foi pensada com o intuito de, a partir das ações educativas, despertar nas pessoas a reflexão. "Promover um Carnaval inclusivo é celebrar a diversidade em sua essência, onde todos são bem-vindos a participar, dançar e expressar sua autenticidade, criando um ambiente de respeito e alegria para cada indivíduo”, disse o gestor.
A programação também conta com as Rotas de Lazer, realizadas pelo programa PE Conduz, durante o Carnaval Acessível 2024. As ações já tiveram início com o Praia sem Barreiras e Viva Guararapes, nos dias 27 e 28 de janeiro, respectivamente. A iniciativa visa garantir o acesso das pessoas com deficiência aos principais pólos de Carnaval do estado, fazendo com que curtam a festa de modo seguro e mais acessível. Dando sequência às comemorações, o bloco carnavalesco Me Segura Senão Eu Caio também contará com o apoio do PE Conduz. A festa, formada por pessoas com deficiência, sairá na quarta-feira, (07), às 12h, no bairro da Torre, Zona Oeste do Recife.
Já o maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada, que ocorre no próximo sábado de carnaval (10), será o destino das viagens para 40 pessoas com deficiência que se inscreveram pelo Conecta Recife e que serão transportadas até o local pelo PE Conduz. “Todo o Carnaval de Pernambuco vem sendo trabalhado pela governadora Raquel Lyra com um olhar especial para cada detalhe, desde a segurança dos foliões até a inclusão de todos eles”, explicou o secretário.
Os camarotes acessíveis também estarão presentes no palco principal do Marco Zero, RecBeat, e Carnaval de Olinda , a partir do sábado (10) até a terça-feira (13). Em Olinda, o PE Conduz realizará o transporte entre o camarote e o domicílio do folião. As inscrições serão realizadas através do número 0800 281 0312, com expectativa de atender até 48 foliões durante os três dias de festa.
Serviço:
07/02 – 12h – Bloco Me Segura Senão Eu Caio
Bairro da Torre, Zona Oeste do Recife.
Ação: PE Conduz (condução de pessoas com deficiência para o bloco)
10/02 – 9h – Galo da Madrugada
Camarote Acessível do Galo para 40 pessoas com deficiência que se inscreverem pelo Conecta Recife.
Ação: PE Conduz (condução de pessoas com deficiência para o bloco)
13/02 – 9h - Camarote Acessível de Olinda
Ação: PE Conduz realizará o transporte entre o camarote e o domicílio do folião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário