terça-feira, 3 de outubro de 2023

MPPE participa de audiência pública para discutir desafios da EJA.


“Os Desafios para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Recife” foi tema de audiência pública realizada na manhã da quarta-feira (27), no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, com a participação de representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A Coordenadora do Centro de Apoio Operacional (CAO) de Defesa da Educação, a Promotora de Justiça Isabela Bandeira, e o Promotor de Justiça de Educação da Capital, Salomão Abdo Aziz Ismail Filho, fizeram parte da composição da mesa de trabalho, que foi dirigida pela Vereadora Liana Cirne Lins.

Na reunião eles falaram sobre o papel do Ministério Público na área de educação e o Projeto institucional “EJA Já: o MP em defesa da educação de jovens e adultos”, que recebeu, na ocasião, voto de aplauso por proposição da Vereadora Liana Cirne Lins. “Lançado em agosto último, o projeto institucional do MPPE já está reverberando positivamente em todo o Estado", comemorou a Promotora Isabela.

Durante o evento, ela também destacou a relevância da discussão do tema. “O EJA é uma política de Estado que precisa ser reforçada. Especialmente, porque o índice de pessoas não alfabetizadas no País e, particularmente em Pernambuco, é crítico”, disse. A Coordenadora do CAO Educação, Isabela Bandeira, ressaltou, ainda, que ao lançar o Projeto EJA Já, o MPPE demonstra a preocupação de que as medidas sejam imediatas.

Quem também fez uso da palavra foi o Promotor Salomão. “Uma situação que a gente não pode esquecer é a EJA nas unidades prisionais. Nós procuramos, de fato, atender a todos os pleitos e o Ministério Público é um órgão de ouvidoria social, além de investigar e trabalhar naquilo que é possível fazer. Reitero que o movimento popular, sindicatos e fóruns são parceiros e aliados, como também o próprio poder público”, frisou.

Também estiveram presentes na audiência pública representantes do Ministério da Educação (MEC), Secretarias Municipal e Estadual de Educação, sindicatos de classe; fóruns de educação; dentre outras entidades.

Fonte: MPPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário