terça-feira, 11 de julho de 2023

JUSTIÇA proíbe Festival GOSPEL por considerar INSULTO ao Estado LAICO.


Em resolução expedida na segunda-feira, 10 de julho, uma decisão da Justiça proibiu a realização de um evento com cantores gospel por considerar que o financiamento com verba do governo municipal é inconstitucional, alegando afronta ao Estado laico.

É esperado que o evento aconteça entre os dias 13 e 15 de julho, e o valor investido será de R$ 285 mil pela contratação dos cantores cristãos Anderson Freire, Pastor Lucas e Gabriel Guedes.

O “Adora Lorena” foi barrado por definição do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que impediu a Prefeitura de Lorena a financiar o festival. Foi decidido assim após denúncia feita pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), através da Promotoria de Justiça de Lorena.

A Justiça repreende o fato de o evento ser destinado a uma religião específica, a evangélica, ferindo assim a laicidade prevista pela Constituição Federal, afirmando também que a comemoração não possui caráter assistencial ou cultural para ser custeado pela administração pública.

A Prefeitura de Lorena se posicionou por meio de nota, afirmando que o Adora Lorena não atenderá somente o público evangélico mas também toda a população da cidade, fomentando a cultura e o turismo municipal e afirma que vai recorrer da decisão.

A Prefeitura de Garanhuns já anunciou a programação do Festival Gospel Garanhuns 2023. O evento, que integra a programação do Festival de Inverno de Garanhuns, pelo segundo ano consecutivo será promovido pela gestão municipal em parceria com a OPEGAR (Ordem dos Pastores Evangélicos de Garanhuns).

A celebração está marcada para acontecer entre os dias 14 e 22 de julho. “É a celebração da fé através da música”. Foi assim que o prefeito Sivaldo Albino marcou o lançamento da iniciativa.

Nomes como Isadora Pompeo, Davi Sacer, Nani Azevedo, Gabriel Guedes e Juliano Son proporcionarão ao público noites memoráveis de louvor e adoração durante os oito dias de festa, contando com uma superestrutura montada na quadra poliesportiva do Colégio Presbiteriano XV de Novembro.

As atrações regionais foram definidas através do Edital de Convocação para o FIG (Festival de Inverno de Garanhuns) publicado pela Secretaria de Cultura.

Fonte: Portal de Prefeitura


Nenhum comentário:

Postar um comentário