domingo, 16 de julho de 2023

Após ter filha resgatada, usuária de drogas invade Conselho Tutelar e agride equipe.


Uma recém-nascida foi resgatada no último domingo (9) de uma casa onde funcionado uma “boca de fumo” na cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, após ser encontrada por uma equipe do Conselho Tutelar no chão enquanto sua mãe usava drogas.

A conselheira tutelar Suiane Oliveira contou ao g1 que a mulher deu à luz no dia 30 de junho e que o caso chegou ao conhecimento do Conselho três dias após o parto, quando a mulher tentou deixar a maternidade de Cruzeiro do Sul para ir usar drogas, levando a filha.

Diante das condições da mãe, a equipe do Conselho Tutelar orientou que ela buscasse tratamento em uma clínica especializada. No entanto, ela recusou ajuda.

“Fomos acionados por conta dessa tentativa dela de sair da maternidade para usar drogas. Então, no dia 3 de julho, nós pegamos elas duas [mãe e filha] e levamos para a ca
sa da avó paterna da bebê. Depois, começamos a receber ligações da família mesmo dizendo que a mãe estaria saindo para fazer uso de drogas e que deixava a criança as vezes em casa e outras vezes levava junto com ela”, contou a conselheira.

Foi então que no último domingo (9), a mulher saiu de casa levando a filha e o Conselho foi novamente acionado. Acompanhada da Polícia Militar, a equipe a bebê deitada no chão de uma casa sem energia elétrica, em cima de um lençol e ao lado da mãe.

“Estava em um local insalubre, escuro, com a criança no chão. A genitora não queria deixar a gente trazer a bebê e tivemos que levar ela com a criança para a delegacia. Em nenhum momento ela deixou a gente pegar a criança. Foi aí que tivemos a ideia de levar para a UPA da cidade para tentar examinar a criança. O médico conseguiu pegar e entregou nas minhas mãos e daí levamos para o abrigo”, relatou.

Invasão do Conselho e agressões
Inconformada com a situação, a mulher invadiu o Conselho Tutelar de Cruzeiro do Sul na manhã de segunda-feira (10). Com comportamento alterado e violento, segundo a conselheira, ela chegou a agredir funcionários, sendo necessário acionar a polícia para conduzi-la à delegacia. A equipe registrou um boletim de ocorrência contra a mulher.

“Achando que a criança estaria no Conselho Tutelar, ela veio aqui no prédio. Ficamos sem saber o que fazer, porque ela estava bastante agressiva, aí pedimos que ela ficasse na sala ao lado, que logo seria atendida. Ela não queria esperar e invadiu a sala onde nós estávamos e agrediu a gente, arrancou o monitor do computador, foi aí que nosso motorista tentou intervir e ela arranhou ele todo. Acionamos a polícia, que conduziu ela até a delegacia”, afirmou Suiane.

A recém-nascida permanece sob os cuidados do abrigo, e o caso foi comunicado ao Ministério Público. Ainda segundo a conselheira, o Conselho Tutelar está tomando as medidas necessárias para verificar se algum parente ou familiar possui condições adequadas para assumir a guarda da criança.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário