quinta-feira, 20 de abril de 2023

Ipem-PE alerta consumidores sobre cuidados na compra de ventiladores.


Com a chegada do calor intenso, muitos consumidores buscam por ventiladores para aliviar o desconforto térmico. No entanto, é preciso ficar atento na hora da compra para garantir a segurança e eficiência do produto. Pensando nisso, o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) alerta sobre os cuidados necessários na hora de escolher um ventilador.

De acordo com o Ipem-PE, o primeiro passo é verificar se o produto possui o selo de identificação da conformidade e o número do registro do objeto junto ao Inmetro, que é obrigatório para todos os ventiladores comercializados no Brasil. O selo indica que o produto foi certificado por um Organismo de Certificação de Produto (OCP) e atende aos requisitos de segurança e eficiência estabelecidos pelo Inmetro.

Outra dica importante é observar a voltagem do produto e se ela corresponde à voltagem da rede elétrica da residência. Utilizar um ventilador com voltagem diferente da rede elétrica pode acarretar em danos ao produto e até mesmo colocar a segurança do consumidor em risco.

Além disso, é importante verificar se o produto possui as informações obrigatórias na embalagem e no produto, como a potência, consumo de energia, modelo, marca e informações do fabricante ou importador.

O Ipem-PE também recomenda que o consumidor pesquise preços e compare as características dos produtos antes de efetuar a compra, para evitar possíveis fraudes ou produtos de baixa qualidade.

Em caso de dúvidas ou denúncias sobre a qualidade ou segurança de um produto, o consumidor pode entrar em contato com o Ipem-PE pelo telefone 0800 081 1526 ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.pe.gov.br.

Com essas informações em mente, o consumidor poderá escolher um ventilador seguro e eficiente, garantindo assim o seu conforto térmico durante os dias mais quentes do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário