quinta-feira, 2 de março de 2023

Socorro Maia - Por Clécio Dias.


No tempo que conheceu João, ela já era dedicada à Educação. Sua mãe, Ivone Gonçalves, já tinha uma linda história na cidade.

Aluna, professora, gestora, secretária de educação, mulher de fibra e personalidade marcante em toda sua vida. Socorro de Ivone, Socorro de João Maia, Guerreira...

Poucos foram tão dedicados ao ensino como ela. No início da década de 90, sofreu um golpe pesado: seu esposo faleceu e com ela ficaram 4 filhos ainda pequenos. Ela foi mais guerreira do que antes...

Ernesto, Ricardo, Edu e Lucinha puderam dizer e sentir no coração a certeza de que tiveram (e sempre terão) uma mãe forte, dedicada, decidida e vencedora.

Em 93, finalmente, teve espaço no governo municipal e pôde desempenhar sua função de Educadora à frente da Secretaria, seu rosto se alargou de felicidade.

Não pensou duas vezes para encarar por um longo período, a partir de 2001, o cargo maior do sistema de ensino municipal, era mãe e servidora pública com zelo e dedicação.

Socorro Maia tinha nas veias a grandeza de um líder. Desde a viuvez quando se viu sozinha, não apenas aceitou o encargo de ser mãe e pai ao mesmo tempo, ela ousou mais, foi mais longe...

Ela foi para o campo do conhecimento, foi dar aulas, educar, dedicar-se, lutar. Mas foi mais além: ela se entregou à arte de ensinar, não apenas ensinando mas, se doando, desafiando...

Hoje, a tarde da sua cidade, a tarde ensolarada, com nuvens espalhadas pelo céu. As salas de aulas calorosas pelas quais passou levando conhecimento, sentem sua falta, gritam "Socorro!"

O 1° dia de março, tão perto de um dia de carnaval, tão longe da alegria dos dias felizes do seu tempo de luta, de garra, de dedicação e de educação, tão perto da Maior Saudade de SOCORRO MAIA!!!

Texto de Clécio Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário