quarta-feira, 29 de março de 2023

Número de AB0RT0S no Brasil CAIU e maioria das que fizeram o PROCEDIMENTO tem menos de 19 ANOS, mostra pesquisa; confira detalhes.


Cerca de 52% das brasileiras que afirmaram ter feito um aborto passaram pelo procedimento com menos de 19 anos de idade. O dado é da Pesquisa Nacional de Aborto 2021, estudo amostral recém-divulgado, realizado com mulheres entre 18 e 39 anos, alfabetizadas e residentes em áreas urbanas do país.

Em sua terceira edição, a pesquisa científica que traça o perfil das mulheres que abortam no país reforça que elas estão em todos os lugares e são pessoas comuns.

No entanto, a experiência de interrupção da gravidez de forma insegura tem uma maior concentração entre as mais vulneráveis, como explica Débora Diniz, antropóloga e professora da Universidade de Brasília, autora do estudo.

A pesquisa revelou, ainda, que metade das mulheres que fizeram aborto inseguros no Brasil precisaram ficar internadas para finalização do procedimento, como detalha Diniz.

Débora Diniz ressalta ainda que as conclusões do estudo apontam para a necessidade de condução de políticas de saúde pública para juventude.

O documento apontou também que o aborto está em declínio no país, embora siga como uma importante questão de saúde pública. Em 2021, 10% das mulheres disseram ter feito ao menos um aborto na vida; em 2016, esse índice era de 13% e em 2010, 15%.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que trabalha para garantir os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, assim como ações de prevenção à gravidez na adolescência e a ampliação do acesso à informação e orientações sobre os métodos contraceptivos disponíveis no SUS.

O comunicado diz ainda que o governo federal trabalha em conjunto com estados e municípios para assegurar o acesso ao atendimento de qualidade na rede pública de saúde e para reforçar políticas educacionais sobre o tema.

Fonte: Agência Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário