quarta-feira, 1 de março de 2023

FEACECTAL SE REUNIU COM MPAL SOBRE URNAS ELETRÔNICAS NO PROCESSO DE ESCOLHA UNIFICADA CT 2023.


Na manhã desta segunda-feira (27), o Fórum Estadual Associado de Conselheiros e Ex Conselheiros Tutelares de Alagoas FEACECTAL , através de sua presidenta Jailda Morais e seu Vice Presidente Arquimedes Washington, se reuniram com o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque e Promotor de Justiça Edelzito Andrade., para tratar sobre a utilização da urnas eletrônicas no processo de escolha Unificada Conselho Tutelar 2023.  O processo de escolha será realizada em outubro próximo e vai eleger 116 colegiados nos 102 municípios.

COMPROMISSO DO MPAL

“De antemão, já podemos assumir o compromisso de reforçar a conversa com a Associação dos Municípios Alagoanos, que foi iniciada na semana passada pelo promotor de Justiça Cláudio Malta, para destacarmos a importância desse processo de escolha ser realizado de forma 100% eletrônica. Isso permitirá mais agilidade na apuração em razão da eficiência e da segurança dos equipamentos. Portanto, voltaremos a estabelecer, sim, esse diálogo junto aos gestores no sentindo de sensibilizá-los a viabilizar a votação por meio das urnas”, garantiu Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.

ALAGOAS SERÁ O 2° ESTADO NO NORDESTE A UTILIZAR AS URNAS ELETRÔNICAS 

E para que isso aconteça, as prefeituras precisarão arcar com os custos de alimentação dos equipamentos e a logística para que as máquinas cheguem até cada cidade. “Além disso, os municípios terão também que disponibilizar pessoas para trabalhar no pleito e custear a alimentação delas. Acreditamos que essas despesas se justifiquem em razão da causa maior, que é termos um processo  transparente e célere. Se isso ocorrer, Alagoas será o segundo estado do Nordeste a ter um processo de escolha  totalmente eletrônica. Atualmente, só o estado do Ceará realiza o pleito dessa forma, o que o tornou exemplo para a região”, explicou Jailda Morais, Presidenta FEACECTAL.

REUNIÃO COM MPAL, PODER JUDICIÁRIO E AMA 

Durante a reunião ficou acordado que uma nova reunião será realizada, dentro dos próximos dias, reunindo, além do MPAL, o Poder Judiciário e a AMA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário