quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Floresta com árvores de 40m é achada em caverna na China.


Um grupo de cientistas chineses encontraram uma floresta subterrânea gigantesca dentro de uma caverna localizada no sul da 0China. O ecossistema está situado em um poço de 306 metros de comprimento, 150 metros de largura e 192 metros de profundidade. De acordo com os pesquisadores, existem três entradas diferentes para a caverna e as árvores antigas alcançam praticamente os 40 metros de altura.

Os engenheiros do Instituto de Geologia Karst afirmaram que o buraco na montanha ultrapassa 5 milhões de metros cúbicos. Esse tipo de caverna, segundo os especialistas, são conhecidas com paisagem cárstica e representam um tipo de geografia bastante comum na região autônoma da República Guangxi Zhuang.

Esse tipo de formação também é encontrado em diferentes regiões do mundo, como o México e Papua Nova Guiné. George Veni, do Instituto Nacional de Pesquisa de Covas e Karst (NCKRI), nos Estados Unidos, explicou que no sul da China a topografia é propensa à formação de grandes sumidouros e cavernas com paisagens que parecem nascidas em outro mundo.

A formação das paisagens cársticas se dá principalmente pela dissolução do leito rochoso, especialmente pela passagem de água da chuva, que é mais ácida e capta dióxido de carbono durante sua passagem pelo solo, o que aumenta sua acidez. Com o passar do tempo, a água goteja, se precipita e finalmente flui através das rachaduras do leito rochoso, ampliando-as gradativamente até que se tornem túneis completamente vazios.

Essas regiões são protegidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como patrimônios mundiais da humanidade.

Fonte: Brazil News Informa

Nenhum comentário:

Postar um comentário