segunda-feira, 26 de setembro de 2022

BTG/FSB: Lula oscila um ponto para cima; Bolsonaro fica estável com 35%.


Pesquisa do Instituto FSB realizada por telefone, contratada pelo banco BTG Pactual e divulgada hoje, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou um ponto para cima e segue na liderança da disputa pela Presidência. O petista tem 45% das intenções de voto, ante 44% registrados na sondagem anterior, divulgada na semana passada.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, ficou estável com 35% e aparece em segundo. O resultado é da pesquisa estimulada, quando os entrevistados recebem uma lista prévia de candidatos.

Relacionadas
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) ficou estável com os mesmos 7% da pesquisa anterior, enquanto a senadora Simone Tebet (MDB) oscilou um ponto para baixo e ficou com 4%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.

A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) ficou estável com 1%, e o cientista político Luiz Felipe D'Avila (Novo) oscilou de 0% para 1% — ambos empatam tecnicamente com Tebet, mas não com Ciro.

O ex-deputado José Maria Eymael (DC), a sindicalista Vera Lucia (PSTU), a professora Sofia Manzano (PCB), o técnico em mecatrônica Leonardo Péricles (UP) e Padre Kelmon (PTB) não pontuaram. Nenhum, brancos e nulos somaram 4%; não sabem ou não responderam foram 2%.

O Instituto FSB ouviu 2 mil eleitores por telefone entre 23 e 25 de setembro. O índice de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa custou R$ 128.957,83 e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-08123/2022.

Pesquisa estimulada: vantagem de Lula vai a 10 pontos
Lula (PT): 45%
Jair Bolsonaro (PL): 35%
Ciro Gomes (PDT): 7%
Simone Tebet (MDB): 4%
Soraya Thronicke (União Brasil): 1%
Luiz Felipe D'Avila (Novo): 1%
José Maria Eymael (DC): 0%
Vera Lucia (PSTU): 0%
Sofia Manzano (PCB): 0%
Leonardo Péricles (UP): 0%
Padre Kelmon (PTB): 0%
Nenhum/branco/nulo: 4%
Não sabe/não respondeu: 2%
Votos válidos: há chance de vitória de Lula no 1º turno
Em votos válidos, quando são descartados os votos em branco, nulos e os que não responderam, Lula tem 48% das intenções de voto. Bolsonaro registrou 37%. Na comparação com a semana passada, o ex-presidente oscilou um ponto para cima, e o atual chefe do Executivo ficou estável.

Considerando o limite da margem de erro, há a possibilidade de Lula vencer as eleições no primeiro turno. Para ser eleito sem a necessidade de segundo turno, o candidato precisa de 50% mais 1 dos votos válidos, de acordo com a Lei das Eleições do TSE.

Ciro ficou com os mesmos 8% de votos válidos da pesquisa de sete dias atrás, enquanto Tebet oscilou de 6% para 5% —eles empatam tecnicamente dentro da margem. Os demais candidatos somaram 3% —na semana passada eram 2%.

Lula (PT): 48%
Jair Bolsonaro (PL): 37%
Ciro Gomes (PDT): 8%
Simone Tebet (MDB): 5%
Outros: 3%
Espontânea: Lula amplia distância de 8 para 10 pontos
O instituto FSB também fez um levantamento das respostas espontâneas, quando os entrevistados não recebem uma lista prévia de candidatos.

Nesse cenário, Lula oscilou dois pontos para cima, de 42% para 44%. Bolsonaro, por sua vez, ficou estável com 34%. Com isso, o intervalo entre os dois agora é de 10 pontos —na semana passada, essa distância era de 8 pontos.

Ciro oscilou um ponto para cima, de 4% para 5%; já Tebet ficou com o mesmo percentual da pesquisa anterior: 3%.

Os entrevistados que citaram outros candidatos foram 2%. Os que disseram que não votariam em ninguém foram 5%, e os indecisos, 7%.

Lula (PT): 44%
Jair Bolsonaro (PL): 34%
Ciro Gomes (PDT): 5%
Simone Tebet (MDB): 3%
Soraya Thronicke (União Brasil): 1%
Luiz Felipe D'Avila (Novo): 0%
José Maria Eymael (DC): 0%
Vera Lucia (PSTU): 0%
Sofia Manzano (PCB): 0%
Leonardo Péricles (UP): 0%
Padre Kelmon (PTB): 0%
Outros: 1%
Não voto: 5%
Indecisos: 7%
Segundo turno
A pesquisa BTG/FSB projetou cinco cenários para o segundo turno. Lula venceria Jair Bolsonaro, Ciro Gomes e Simone Tebet; já Bolsonaro perderia para Ciro e Tebet.

Lula x Bolsonaro

Na disputa entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente ficou estável com 52%, enquanto o atual presidente oscilou de 39% para 40%.

Lula (PT): 52%
Jair Bolsonaro (PL): 40%
Nenhum/branco/nulo: 7%
Indecisos: 1%
Lula x Ciro

Contra Ciro, o ex-presidente oscilou um ponto para baixo. O ex-ministro flutuou um ponto para cima.

Lula (PT): 47%
Ciro Gomes (PDT): 36%
Nenhum/branco/nulo: 15%
Indecisos: 1%
Lula x Tebet

Já contra Tebet, Lula também oscilou negativamente em um ponto. A senadora flutuou um ponto para cima.

Lula (PT): 49%
Simone Tebet (MDB): 34%
Nenhum/branco/nulo: 15%
Indecisos: 1%
Ciro x Bolsonaro

Na disputa entre Ciro e Bolsonaro, o ex-ministro oscilou um ponto para baixo, enquanto o presidente oscilou negativamente em dois pontos.

Ciro Gomes (PDT): 48%
Jair Bolsonaro (PL): 39%
Nenhum/branco/nulo: 12%
Indecisos: 1%
Tebet x Bolsonaro

No confronto entre Bolsonaro e Tebet, a senadora oscilou dois pontos para baixo. O presidente oscilou um para baixo.

Simone Tebet (MDB): 46%
Jair Bolsonaro (PL): 40%
Nenhum/branco/nulo: 13%
Indecisos: 1%
Sobre o instituto
A FSB Pesquisa é um instituto fundado em 2008 e ligado ao grupo FSB Comunicação, que presta serviços a empresas e órgãos públicos. A empresa realiza levantamentos sobre intenções de voto para presidente desde a eleição de 2010. Essas pesquisas são realizadas principalmente por meio de entrevistas com eleitores feitas por telefone por operadores treinados.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário