sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Preso por tentar estuprar recenseadora do IBGE era motorista do Conselho Tutelar.

 
O homem preso nesta semana suspeito da tentativa de estupro contra uma recenseadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é servidor público da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Trabalho de Jequiá da Praia, Litoral Sul de Alagoas, mas desempenhava função de motorista do Conselho Tutelar da cidade.

Questionada pelo g1 nesta sexta-feira (12), a prefeitura de Jequiá da Praia informou que afastou Ricardo Augusto Santana da Silva, de 39 anos, de suas funções e que vai abrir um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para investigá-lo (leia a nota na íntegra ao final do texto).

A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Ricardo Silva até a última atualização dessa reportagem.

O crime aconteceu na terça-feira (9). Segundo o delegado regional João Marcello Almeida, ao bater na porta de uma residência para realizar a pesquisa, a recenseadora foi convidada por Silva a entrar no imóvel.

Quando terminou a entrevista, ela foi atacada pelo morador da casa, que tentou forçar o ato sexual. A vítima conseguiu se livrar, fugiu e pediu ajuda. A polícia foi chamada e prendeu Ricardo Silva em flagrante.

O homem teve a prisão preventiva decretada na quarta (10). De acordo com a decisão do juízo da 4ª Vara Criminal de São Miguel dos Campos, já existiam registros de abusos praticados por ele.

"Há relatos de outros abusos praticados pelo flagrado, o qual, frisa-se, é motorista do Conselho Tutelar de Jequiá da Praia/AL, ou seja, de um órgão criado com o objetivo de ajudar famílias, a sociedade e o Estado a zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes", diz trecho da decisão judicial.

Por meio de nota à imprensa, o IBGE informou que prestou apoio à servidora, que está bem e "optou por seguir realizando as atividades em outro setor censitário". Disse ainda que o "boletim de ocorrência será entregue ao Procurador Regional da República, dada a jurisdição federal do caso".

Leia abaixo a nota da prefeitura de Jequiá da Praia na íntegra:

A Prefeitura Municipal de Jequiá da Praia informa que está tomando as devidas providências para a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o servidor público Ricardo Augusto Santana da Silva, suspeito de tentar estuprar uma recenseadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no município.

Caso a ação seja confirmada, a Prefeitura reitera que a conduta é incompatível com o que prega a administração pública, nos termos do regime jurídico estatutário dos servidores, quanto para o funcionamento de uma sociedade sadia, tendo que ser amplamente combatida.

Ricardo Augusto Santana da Silva, até o momento, se encontra preso e já está afastado de suas funções. Ele é servidor da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Trabalho e estava cedido ao Conselho Tutelar.

O Poder Público Municipal se põe inteiramente à disposição da vítima para auxiliá-la no que for necessário.

Prefeitura Municipal de Jequiá da Praia

Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário