terça-feira, 19 de julho de 2022

Brasil de volta ao Mapa da Fome da ONU: veja a realidade de mais de 60 milhões de brasileiros com o Profissão Repórter.


No Profissão Repórter desta terça-feira (12), uma dura realidade: nossa equipe mostrou alguns dos mais de 60 milhões de brasileiros que atualmente enfrentam algum tipo de insegurança alimentar, como apontado pelo último relatório da Organização das Nações Unidas, que botou o Brasil novamente no Mapa da Fome da ONU.

Na fila de restaurantes populares de São Paulo, a maior cidade do país, os repórteres Chico Bahia, Milena Rocha, Eduardo de Paula, Gabi Vilaça e Luiz Silva e Silva deram rosto a esses dados alarmantes. Um deles é o de Daiane, de 35 anos. Mãe solo de duas crianças, ela está grávida novamente e, aos oito meses de gestação, busca o local, onde é possível comer a R$ 1, para manter uma gravidez saudável.

“Antes de começar a comer aqui estava me sentindo fraca. Aqui eu garanto que o bebê tenha todos os nutrientes que precisa”, diz.

Outro dado preocupante apontado pelo programa é que o número de pessoas pretas e pardas que convivem com a insegurança alimentar é quase o dobro da população branca. O repórter Thiago Jock acompanhou duas mulheres pretas, Florinda Lima e Claudionice Raimunda, nas ruas. Em busca de alimento para os filhos, uma conseguiu ossos e retalhos de gordura de carne doados em um açougue, já a outra buscou restos de verduras, legumes e frutas vendidos em feiras livres.

Em Salvador, os repórteres Guilherme Belarmino e Eduardo de Paula mostraram como a fome tem levado muitas pessoas ao crime. Dados da Defensoria Pública da Bahia revelam que em 2021 houve um aumento para 20,25% no percentual de furtos famélicos, os que, segundo o Código Penal, "consistem em subtrair itens para sanar estado notório de fome e necessidade com a finalidade de cessar a situação". Assista ao programa completo acima.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário