quinta-feira, 26 de maio de 2022

Menino de 2 anos é encontrado sozinho em casa; caso foi registrado como 'abandono de incapaz'.


Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, policiais encontraram um menino de 2 anos sozinho em uma casa na noite de quarta-feira (25), em Mogi das Cruzes.

Depois de algum tempo, a mãe e a avó paterna da criança chegaram ao local. Todos foram encaminhados para a Central de Polícia Judiciária, onde o caso foi registrado como abandono de incapaz.

Após o registro, uma conselheira tutelar deixou o menino sobre os cuidados da avó paterna que deve comparecer no Conselho Tutelar com a criança nesta quinta-feira (26).

Segundo o boletim é necessário checar melhor as declarações da avó e da mãe. O caso foi encaminhado para Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) que deve fazer uma investigação.

Detalhes
No boletim de ocorrência, policiais da Força Tática declararam que por volta das 19h30 estavam na Avenida Aurora Ariza Meloni, no trecho da Vila Nova União, em uma operação de combate ao tráfico de drogas. Nesse momento, eles passaram pela avenida e ouviram o choro de uma criança em uma casa. No boletim de ocorrência consta que eles disseram que olharam pela janela e viram a criança sozinha.

Segundo os policiais, a porta do imóvel estava trancada com um cadeado por fora. A equipe chamou e ninguém atendeu. Por isso, resolveram abrir o cadeado e entrar. Depois de 30 minutos que a equipe estava no local, chegou uma mulher, de 42 anos, que se identificou como avó paterna da criança. Logo depois, a mãe da criança chegou também e contou que saiu rapidamente.

Todos foram levados para a Central de Polícia Judiciária. Na unidade a avó contou que o menino vive com a mãe. Mas que no último final de semana, a mãe da criança deixou o menino com ela e o pai dizendo que poderiam cuidar da criança.

No entanto, a avó afirmou que no mesmo dia durante a madrugada a mãe do menino voltou, fazendo escândalo e pedindo a criança de volta. A avó disse que não entregou o neto durante a madrugada, mas o fez somente pela manhã. Isso, segundo ela, ocorreu na segunda-feira (23). A avó paterna contou também que nesta quarta-feira estava no centro da cidade quando foi avisada da confusão com o neto.

A avó completou que está com um processo para ficar com a guarda do neto e que a mãe da criança não cuida dela e é usuária frequente de drogas. A avó paterna disse ainda que não convive com o neto e sabe que a mãe não cuida dele apenas de ouvir dizer. Ela completou que vizinhos dizem que a mãe fica até tarde na rua com a criança bebendo e usando drogas.

Uma conselheira tutelar esteve na central e deixou a criança sob a responsabilidade da avó que se comprometeu a comparecer ao Conselho Tutelar na manhã desta quinta-feira.

Versão da Mãe
A mãe da criança tem 22 anos e contou que manteve um relacionamento por quatro anos com o pai do menino. Segundo a jovem, eles se separaram há sete meses depois que ela foi vítima de violência doméstica. Porém, declarou que não registrou boletim de ocorrência.

Ela disse que cuida do filho sozinha e que o pai do menino não paga pensão, apenas fornece um pacote de fraldas por mês. A mãe contou que sobrevive com a renda do Auxílio Brasil e de bicos como cabeleireira. Ela afirmou que tem uma outra filha de 5 anos que está com a avó paterna. E que isso aconteceu porque o ex-companheiro e pai do filho dela começou a maltratar a menina.

A jovem confessou que é usuária de maconha de vez em quando, mas nunca usou perto do filho. A mãe declarou que aproveitou que o filho dormiu e foi até a casa de uma amiga esquentar a mamadeira e tomar um banho. Ela disse que em sua casa não tem chuveiro e nem água, pois se mudou recentemente e não tem dinheiro para as benfeitorias.

A jovem destacou que tomou banho rápido e quando fazia a mamadeira foi avisada sobre a presença de policiais na casa dela. A mãe disse que, apesar da sua pouca condição financeira, faz o possível para cuidar bem do filho.

Segundo a jovem, a avó paterna está se intrometendo e não tem o direito de tirar o filho ela. Ela explicou que no último final de semana deixou o filho na casa do pai porque fazia muitos dias que ele não o via. E que o pai concordou em ficar com o menino um tempo e o devolver. Mas, segundo a mãe, quando foi buscar o filho a família do pai do menino não queria devolvê-lo. Segundo a jovem, ela foi na casa do pai da criança por volta das 20h.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário