quinta-feira, 28 de abril de 2022

Mãe com 5 crianças é expulsa de abrigo da Prefeitura.


Uma família com cinco crianças foi expulsa de um abrigo na região do Bom Retiro, no Centro de São Paulo. Gisele Bahia De Abreu foi retirada do local com as filhas pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) na segunda-feira (25).

Elas moravam havia três anos no abrigo administrado por uma Organização Social (OS).

Os objetos da família foram separados em sacos de lixo e deixados na rua pelos funcionários do abrigo. Durante a confusão, Gisele ficou nervosa e acabou discutindo com os funcionários.

Segundo ela, o Conselho Tutelar não estava presente no momento da expulsão.

As filhas de Gisele têm entre 3 e 14 anos e estudam em escolas da região. Por conta disso, ela se recusava a sair do local.

Ela disse que, logo após ser comunicada que teria de sair naquele momento, foi informada que teria vaga para ela e as crianças em um hotel social - em outro bairro. Só que, para ela, a família não teria a mesma autonomia.

“Já vi outras famílias que veio de lá e falou que não é um lugar adequado”, disse Gisele.
O secretário de Assistência Social reconheceu nesta quarta-feira (27) que a retirada da família não foi comunicada oficialmente.

“Nós chamamos a organização para que prestasse esclarecimentos preliminares. Como não nos sentimos contemplados com esses esclarecimentos, a organização foi notificada via Diário Oficial, ela tem 10 dias para apresentar documentos e explicações”, afirmou Carlos Bezerra Júnior, secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

“A partir de março deste ano, conseguimos cerca de 1.500 novas vagas que vamos soltando, ainda é insuficiente, mas estamos correndo atrás para garantir o maior número de pessoas em acolhidas”, completou o secretário municipal.

Ao todo, 39 famílias vivem no abrigo em que Gisele estava.

Desde julho do ano passado, a Defensoria Pública da capital recebeu 143 pedidos de vaga nesses abrigos da capital, equivalente a um novo pedido a cada dois dias.

O caso da família de Gisele está sendo acompanhado pela Defensoria. Segundo a defensora Fernanda Penteado Balera, cabe à prefeitura entender o motivo pelo qual Gisele está se recusando a ir para outro abrigo.

Nesta quarta, Gisele informou que, por falta de alternativas, irá para o hotel social com as filhas. Disse ainda que terá que transferir as crianças para outra escola.

Segundo a Defensoria, a família precisaria ir para um lugar melhor, como uma casa própria, por exemplo, e não regredir e ir para um outro abrigo do projeto Autonomia em Foco.

Fonte: G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário