quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Bebê encontrado em linha de trem continua em casa de acolhimento.

Dois meses após ser encontrado na linha férrea, no Jardim Nova Esperança, em Sorocaba, o bebê de um ano continua em uma casa de acolhimento. Os outros três irmão, de 7, 11 e 15 anos também estão em um abrigo. O caso é sigiloso e está em análise pelo Ministério Público.

A mãe das crianças, de 36 anos, é dependente de drogas e está recebendo assistência social da Secretaria de Cidadania do município. A Prefeitura informou que a mulher e sua família são acompanhados por profissionais do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).

Através da unidade, a moradora tem acesso a uma série de serviços, de acordo com as suas necessidades, como o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas da Secretaria da Saúde (SES), e a Defensoria Pública, do Governo do Estado. ”Esse acompanhamento na rede socioassistencial será feito por um período em longo prazo, com o intuito principal de fortalecer o vínculo familiar e o possível retorno à família de origem. Importante ressaltar que esse acompanhamento é realizado de forma sistemática e a munícipe tem felizmente aderido às solicitações e encaminhamentos feitos pelos profissionais da Prefeitura”, informa a administração pública.

Relembre o caso

O bebê foi abandonado na linha férrea em 27 de novembro de 2021. A criança foi localizada pela Guarda Civil Municipal em um local considerado ponto de usuários de drogas.

De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura, uma equipe da GCM realizava um patrulhamento na região, quando notaram um homem na linha férrea. Ao avistar a guarnição, a pessoa fugiu para uma área de mata e não foi localizada. Em seguida, os guardas ouviram o choro de um bebê e encontraram a criança sozinha.

Na época, o Conselho Tutelar foi acionado e a mãe da criança localizada. Ela alegou que havia deixado o bebê ali, na intenção de comprar um cigarro. Um conselheiro tutelar foi até a residência da mulher e encontrou mais duas crianças e um adolescente. Um deles mancava e estava machucado.

No tempo entre o resgate das crianças até a chegada do Conselho Tutelar, os guardas fizeram uma varredura onde o suspeito estava e localizaram uma sacola com porções de cocaína, crack e maconha. O caso foi apresentado na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Sorocaba. A mãe chegou a passar por audiência de custódia, mas não permaneceu presa. As crianças passaram por exames e não foi constatado maus-tratos. 

Fonte: Jornal Cruzeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário