terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Bebê que nasceu na calçada será entregue ao Conselho e mãe receberá apoio psicológico.

O bebê que nasceu na calçada em frente a Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco (AC) ainda não tem nome e deverá ser entregue ao Conselho Tutelar. A informação foi repassada ao ac24horas por Laura Pontes, gerente-geral da Maternidade.

Um vídeo que mostra a bebê no chão, chorando, enquanto a mãe está em pé ao lado, viralizou e causou comoção nas redes sociais. Pontes, disse que a recém-nascida, uma menina, passa bem e está sendo acompanhada por pediatra. No entanto, até o momento, nem a mãe e a criança receberam a visita de familiares e com isso, a criança segue sem nome.

A mãe da criança, identificada por Leliane Gomes da Cruz, 29 anos, deverá ser acompanhada por psiquiatra, já que foi identificado que a mulher tem transtornos mentais. “A criança não tem nome, a assistência social está em busca de familiares. Ninguém procurou a criança. Em contato com a mãe, ela disse que não teve o bebê. Ela tem problema mental e não aceitou a criança. Vamos encaminhar ao psiquiatra”, declarou.

A responsável pela maternidade contou que devido à situação, a direção,  por meio da assistência social, deverá encaminhar o bebê para a responsabilidade do Conselho Tutelar que deverá decidir o futuro da menina. “Damos encaminhamento ao Conselho Tutelar para saber se a família tem interesse. A maternidade está visando o bem-estar da criança, ela passa bem e é linda. Apesar da forma que nasceu, não teve intercorrências e não está machucada”, comentou.

Laura Pontes fez questão de esclarecer que a criança e a mãe da criança não passaram por atendimento no hospital e que o parto ocorreu antes de Leiliane entrar nas dependências da maternidade. “Ela ganhou antes de chegar na maternidade, ela ia procurar ajuda, quando soubemos, a gente fez o atendimento imediato. Ela só deu entrada, já com bebê no braço”, explicou.

Uma operação integrada da segurança pública do Acre, formada pela Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, apreendeu nesta terça-feira, 25, cerca de R$ 200 mil em espécie com um membro de organização criminosa.

Ele foi preso durante abordagem feita na Avenida Ceará, na capital acreana. O dinheiro estava na posse de um homem que agia a mando do líder de uma organização criminosa.

O grupo foi descoberto no dia 1º de dezembro do ano passado, na primeira fase da Operação Héstia. A ação é o desdobramento da operação que teve o objetivo de combater a organização criminosa dedicada a lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e que atuava no Acre, Amazonas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

Para lavar o dinheiro proveniente das atividades criminosas, o empresário do ramo de vendas de extintores de incêndio conhecido por “Eriquinho” utilizava as empresas localizadas em Rio Branco, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul, afim de simular o funcionamento regular de pessoas jurídicas, e justificar os valores de lucros e bens obtidos com o tráfico.

Além disso, as investigações apontaram que com o lucro obtido com a venda de maconha, cocaína e outros tipos de entorpecentes, o grupo de criminosos também praticava a lavagem de dinheiro através de empréstimos com a cobrança de juros exorbitantes a empresas acreanas. Eles emprestavam dinheiro e cobravam alto pela agiotagem. O dinheiro apreendido a organização criminosa foi depositado numa conta e ficará à disposição da justiça.

Uma mulher em situação de rua deu à luz em plena via pública na manhã desta terça-feira, 25, na capital acreana. A rua em que a mulher entrou em trabalho de parto fica em frente à Maternidade Barbara Heliodora, em Rio Branco.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra que populares flagraram o momento em que a mulher está em pé, observa o próprio recém-nascido na calçada chorando.

Após o ocorrido, uma equipe da maternidade Barbara Heliodora foi avisada e fez o atendimento da criança e da mulher. Ambas foram encaminhadas ao hospital e passam bem.

Uma das preocupações com a nova onda de Covid-19 no Acre é em relação ao comprometimento do atendimento nas unidades de saúde com o grande número de profissionais infectados e que precisam ser afastados do trabalho.

Na Fundação Hospitalar do Acre, a gestão da unidade resolveu a dez dias atrás começar a realizar testes na própria Fundhacre para os servidores. Uma sala exclusiva foi montada para fazer testes com os servidores efetivos, temporários e terceirizados. O resultado foi surpreendente. Em 10 dias, 84 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e administrativos apresentaram resultado positivo.

De acordo com a gestão da Fundhacre, por enquanto, não há ainda prejuízo em relação aos atendimentos, mas existe a preocupação de comprometimento se os casos continuarem crescendo.

“Assim que um profissional é diagnosticado, ao mesmo tempo é afastado para cuidar da sua saúde. Estamos nos esforçando para garantir que nenhum serviço seja prejudicado”, afirma João Paulo Silva, superintendente da Fundação Hospital do Acre.

Hospital de Brasileia tem cerca de 10 médicos com Covid-19 e direção pede compreensão da população para tempo de espera

A situação não é complicada apenas na capital. No Hospital Regional de Brasiléia, a falta de profissionais já começa a afetar os atendimentos.

Um áudio enviado a um grupo de whats de funcionários, o qual o ac24horas teve acesso, a diretora administrativa do Hospital Regional, Toinha Gadelha, confirma que existem pelo menos 10 médicos afastados por estarem contaminados pela pandemia.

“Pessoal do acolhimento, recepção e porteiros nós temos praticamente 10 médicos que testaram positivo. Então avisem as pessoas que vai haver atraso no atendimento, que vai ter lentidão e peçam gentilmente para que eles tenham paciência. Estamos vivendo um caos e vamos continuar tentando resolver esses problemas”, explica Toinha.

Fonte: AC24HS

Nenhum comentário:

Postar um comentário