quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE: CIDADE DE VENCEDORES!

 
Quando em 29 de dezembro de 1953, Raymundo Francelino Aragão recebeu a notícia de que fora aprovada a Emancipação Política da sua querida Vila de Santa Cruz, já sabia que estava dada a largada para uma história de conquistas para os filhos e habitantes de Santa Cruz do Capibaribe (SZC).

A partir daí o galopante crescimento da Terra das Gameleiras era observado pelos agricultores, pecuaristas e comerciantes da região. E muitos desses de cidades como Brejo da Madre de Deus, Caruaru, João Alfredo, Limoeiro, Bezerros, Campina Grande (PB) e Recife (nossa capital), que criam no Novo Município e, desse modo, migraram para cá e, aqui fizeram fortuna, criaram suas famílias e trouxeram crescimento.
 

Tenente Teófanes e João Deodato (interinos). Raymundo Aragão (duas vezes), Pedro Neves, Padre Zuzinha (duas vezes), Braz de Lira, Augustinnho Rufino, Ernando Silvestre (duas vezes), Aragãozinho, José Augusto Maia (duas vezes), Toinho do Pará, Edson Vieira (duas vezes) e agora, Fábio Aragão representam os filhos da terrinha que tiveram o privilégio de dirigir os destinos de uma das cidades mais promissoras do Nordeste brasileiro.

Desde os anos 60 (Século XX) somos a Capital da Sulanca e comandamos a FEIRA DA SULANCA – iniciada nas ruas do centro antigo – e trouxemos conosco as cidades de Caruaru e Toritama. Agora, com o Moda Center Santa Cruz, a ilustre aniversariante de hoje, abriga compradores vendedores, motoristas, excursionistas de mais de 50 cidades da região e de cerca de 20 Estados brasileiros e alguns países fora do  nosso continente sul americano. Em dias de feira a população local quase dobra.

 
O motor do crescimento de Santa Cruz do Capibaribe (SZC), sempre foi a garra e o destemor de enfrentar as labutas, sobretudo em dias de feiras, dos cidadãos e cidadãs comuns daqui que nunca se dobraram ante as crises ou dificuldades outras surgidas no dia a dia. E olha que não são poucas!

Hoje, quando celebramos os 68 anos de emancipação política de Santa Cruz do Capibaribe com a moral em alta, pelo potente nome que este Município tem em todo o Território Nacional, temos o prazer de dizer PARABÉNS

QUERIDA SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE.
É hora de doarmos um pouco do que esta amável cidade nos deu e deixa-la sempre  linda de se ver. Muito boa para se morar.

Por: JOSÉ OLIVEIRA DE GÓIS.
Professor pós graduado em Língua Portuguesa.
Radialista profissional DRT – PE nº1265.



Nenhum comentário:

Postar um comentário