segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Estudante do Ceará descobre 46 asteroides e recebe reconhecimento de parceria com a Nasa.

 
A estudante Geovana Sousa detectou 46 novos asteroides ao participar de um projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com a Agência Espacial Norte-americana, a Nasa.  Geovana tem 21 anos e é aluna do 1º período do curso de física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), no município de Sobral.

A paixão pela astronomia começou ainda na infância, quando a  Geovana chegava a passar cerca de 15 minutos por noite tentando observar os planetas.

"Eu lembro que ainda pequena já dizia que queria ser astronauta, ficava encantada vendo os planetas, mas só no 2º ano do ensino médio foi quando realmente decidi que ia seguir essa carreira. Hoje a astronomia é minha paixão de vida, o motivo de eu acordar todos os dias, que é fazer ciência", diz.

Geovana é natural de Manaus e decidiu vir para o Ceará por encontrar no IFCE um leque maior de oportunidade para conseguir concretizar o sonho de se tornar uma pesquisadora do espaço. "A oportunidade aqui para minha área é sensacional. A ciência e a astronomia aqui são muito valorizadas. Então usei a nota do Sisu para conseguir estudar aqui, está sendo uma experiência maravilhosa para mim", relata.

O projeto Caça Asteroides tem o objetivo de alcançar os cientistas cidadãos em escolas, instituições, clubes de ciências e astrônomos amadores. Foram liberados mais de 17.500 pacotes de imagens que são analisadas pelas equipes inscritas através do software Astrométrica para identificação e envio de relatórios dos possíveis asteroides ou objetos próximos a Terra (NEOs).

“São fornecidos pacotes de imagens captadas pelo Telescópio da Universidade do Hawaii de 1.8 metros, que são capturadas no mesmo ângulo e em dias diferentes para que possamos analisar as fotos, detectar o possível novo asteroide e enviar relatórios para a NASA avaliar essas detecções", explica a estudante.

Geovana já sabe até com quais nomes vai batizar os asteroides recém-descobertos por ela, inclusive com homenagens a familiares, tão logo receba a resposta da Nasa sobre os astros detectados.

Inspiração

Geovana se inspirou em Nicole, uma menina alagoana, de 8 anos, que mora em Fortaleza e participa do mesmo projeto da Nasa. Nicole já identificou 23 asteroides.  

"Vi Nicolinha fazendo e foi me influenciando. Eu pensei: 'gente, eu não sei, mas vou aprender'. Foi na marra mesmo, porque eu precisava aprender de qualquer forma", lembra. 

Fonte: G1 Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário