quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Consulta Pública busca mapear as demandas das costureiras informais do Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco

 


Consulta Pública busca mapear as demandas das costureiras informais do Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco

A vulnerabilidade social ainda engloba grande parte das mulheres que trabalham na cadeia produtiva como costureiras.

Até a próxima segunda-feira, dia 25, a Consulta Pública “Demandas das Costureiras Informais do Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco” busca mapear a percepção das mulheres sobre os serviços públicos existentes e coletar sugestões sobre serviços públicos que favoreçam a execução desse trabalho e promovam o bem estar. A iniciativa é promovida pelo Coletivo Mulheres do Polo com o apoio do Armazém da Criatividade e do mandato coletivo das Juntas na Assembleia Legislativa do Estado.

Essa consulta pública em prol do trabalho digno visa também garantir os direitos da mulher e promover o empoderamento econômico. “O nosso trabalho dialoga diretamente com os direitos das mulheres, visto que o trabalho informal potencializa a sua vulnerabilidade. Através dessa consulta, um instrumento importante de participação popular na elaboração de políticas públicas, iremos promover discussões mais próximas e pertinentes à realidade dessas mulheres, pois é preciso escutar a fala de quem está na prática para construir políticas assertivas," frisa a cofundadora do coletivo e professora, Virgínia Vasconcelos.

As demandas apontadas nesta consulta serão apresentadas na audiência pública "Mulheres, Direitos Sociais e Trabalho" que tratará dos desafios e soluções para o trabalho da costureira do Polo de Confecções. “Na audiência iremos representar as demandas da costureira informal do Polo e propor Políticas Públicas que reduzam as vulnerabilidades socioeconômicas típicas desse trabalho e promovam a garantia de direitos para a costureira,” conta Virgínia.

A audiência será realizada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco no dia 26 de outubro e é uma proposta das comissões de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular e de Defesa dos Direitos das Mulheres. “A nossa participação foi um convite das Juntas codeputadas à quem agradecemos a oportunidade e parabenizamos pelo trabalho em prol da Economia Popular,” pontua cofundadora do coletivo e líder comunitária, Cida Anjos.

Além das costureiras de Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Toritama, a consulta pretende ouvir também as residentes em Brejo da Madre de Deus, Jataúba, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Riacho das Almas e São Caetano. Para participar, basta acessar o link AQUI e responder ao pequeno questionário.












Nenhum comentário:

Postar um comentário