sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Conselho Tutelar está há uma semana com telefone do plantão cortado, dizem agentes.

O Conselho Tutelar de Goiânia está há uma semana com os telefones usados para receber denúncias no plantão cortados. É o que relatam os conselheiros que atuam na capital e que informaram que há sete dias não conseguem receber acionamentos urgentes, devido aos únicos telefones usados no plantão – que funcionam das 18h até a manhã do dia seguinte – estarem inoperantes. Segundo eles, a Prefeitura de Goiânia já teria sido alertada sobre a situação, mas teria alegado “revisão contratual” com a operadora de telefonia.

Das 18h até às 7h do dia seguinte, o atendimento do Conselho Tutelar em Goiânia funciona em dois plantões, com cada um atendendo três regionais da capital. É através dos telefones celular de cada plantão que os agentes recebem denúncias como de maus-tratos de crianças. No entanto, de acordo com o conselheiro tutelar Valdivino Silveira, há sete dias eles não recebem denúncias pois os celulares corporativos foram cortados.

“Tem uma semana que o telefone está cortado e uma semana que o plantão do Conselho não funciona”, destacou o conselheiro. A reportagem do Mais Goiás tentou ligar nos números do plantão das duas regionais (9 9 8597-9056 e 9 8402-8202) no início desta noite, mas em ambos ouviu a mensagem que não era possível completar a ligação.

Ainda segundo Valdivino, os conselheiros procuraram a Prefeitura de Goiânia, que teria informado ao órgão que o contrato com a operadora de telefonia estava em revisão, o que motivaria os telefones do plantão inoperantes. Enquanto isso, segundo Valdivino, os agentes do Conselho seguem sem poder receber denúncias. “Se depender da prefeitura, não tem plantão”, criticou.

O que diz a Prefeitura de Goiânia

A reportagem do Mais Goiás entrou em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), que informou que “alguns telefones dos Conselhos Tutelares estão funcionando normalmente, bem como a Internet” e que “os celulares corporativos foram cancelados, não só uns utilizados pelos conselheiros e sim de toda a Prefeitura”. “Quanto a reclamação dos celulares corporativos, somente a Semad poderá dizer os motivos”.

A reportagem também contatou a Secretaria Municipal de Administração (Semad), que disse que “o contrato de telefonia móvel com a Operadora Oi não foi renovado por questões técnicas e abriu uma nova Licitação”. “Enquanto o processo não é concluído, a administração municipal estuda realizar contratação emergencial para atender os serviços essenciais em Goiânia, como o que é realizado pelos Conselhos Tutelares, que já tiveram os telefones restabelecidos”.

Fonte: É Mais Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário