sexta-feira, 17 de setembro de 2021

CARTA AO POVO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE/PE; Por João Alfredo de Araújo.


A educação pública de Santa Cruz do Capibaribe/PE está sendo afogada...

Pois bem. 

Em 18 de março de 2020 as aulas nas escolas públicas municipais foram suspensas na forma presencial e passaram a ser de modo remoto por conta da pandemia. 

Contudo, os professores da rede de ensino não tiveram o suporte adequado para enfrentar essa nova modalidade de ensino e nem equipamentos necessários como internet veloz e aparelhos eletrônicos eficientes. 

Além disso, pasmem!

Os professores municipais não tiveram o reajuste na ordem de 13% que lhe era de direito.  A outra parte mais afetada são os alunos que, na sua maioria, foram excluídos do processo educativo por não terem internet nem equipamentos para acompanhar as aulas online. 

Com isso, a população que depende da educação pública para formação de seus filhos, como cidadãos está sendo fortemente prejudicada.

E nessa situação, após nove longos meses, o Tribunal de Contas do Estado fez um Relatório, em dezembro/2020, dizendo que as escolas públicas do município de Santa Cruz do Capibaribe não estavam preparadas para receberem os alunos no pós-pandemia.

Diante dessa situação, cabe a seguinte pergunta:
- O QUE FEZ O SENHOR PREFEITO, GESTOR DO MUNÍCIPIO, COM OS MAIS DE 50 MILHÕES DE REAIS DO ORÇAMENTO MUNICIPAL EM 2020 PARA A EDUCAÇÃO?

Em 2021 assumiu novo prefeito e também no início de sua gestão até o momento, ou seja, de janeiro a setembro, está ainda sem as escolas preparadas para receberem os alunos para o retorno das aulas presenciais.

Também cabe outra pergunta ao atual gestor:

- O QUE ESTÁ SENDO FEITO COM OS MAIS DE 53 MILHÕES DE REAIS DESTINADOS À EDUCAÇÃO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE EM 2021?
- O QUE ESTÃO FAZENDO COM O ORÇAMENTO PÚBLICO LOCAL PARA A EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO?

A essas perguntas os senhores prefeitos têm o dever e obrigação de responderem ao povo
Gostaria de dizer que a educação é um direito básico e fundamental para o desenvolvimento da nação, garantido pela Constituição Federal. 

Santa Cruz do Capibaribe/PE, setembro de 2021. 

João Alfredo de Araújo




Nenhum comentário:

Postar um comentário