sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Comissão aprova aplicação obrigatória de recursos destinados aos conselhos tutelares.

Esses conselhos atendem crianças e aos adolescentes cujos direitos estejam ameaçados ou já tenham sido violados

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (4), o Projeto de Lei 112/20, que torna obrigatória a execução orçamentária de recursos destinados ao funcionamento dos conselhos tutelares e à remuneração e à formação continuada dos conselheiros.

A proposta, do deputado Felício Laterça (PSL-RJ), altera o Estatuto da Criança e do Adolescente, que hoje estabelece apenas que a previsão dos recursos constará da lei orçamentária municipal e do Distrito Federal, sem garantir que sejam aplicadas.

O parecer do relator, deputado Luiz Lima (PSL-RJ), foi favorável à proposta. "A execução obrigatória dos recursos destinados ao conselho tutelar vem preencher uma lacuna legal que pode inviabilizar o funcionamento do conselho tutelar e comprometer a remuneração e formação continuada de conselheiros", disse.

O conselho tutelar é o órgão permanente e autônomo encarregado de zelar pelos direitos da criança e do adolescente. Entre suas atribuições, estão atender às crianças e aos adolescentes cujos direitos sejam ameaçados ou violados, encaminhar à Justiça os casos que forem de sua competência e assessorar o governo local na elaboração da proposta orçamentária.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário