quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Caso Miguel: escola e Conselho Tutelar afirmam que não receberam denúncias de maus-tratos contra o menino.

O Conselho Tutelar de Paraí, cidade da Serra do RS onde o menino Miguel dos Santos Rodrigues morava com a mãe antes de se mudarem para Imbé, a 300 km de distância, afirmou nunca ter recebido relatos de maus-tratos ou de agressões envolvendo a família. A mesma situação foi relatada ao G1 pela Escola Mateus Dal Pozzo, onde a criança de sete anos estudava até abril deste ano.

O corpo da criança é procurado pelos bombeiros no mar As buscas já estão no sexto dia.

Segundo a Polícia Civil, a mãe, Yasmin Vaz dos Santos Rodrigues, confessou ter dopado a criança com medicamentos e jogado ele no Rio Tramandaí, que desemboca no mar.

Ela e a companheira, Bruna Nathieli Porto da Rosa, estão presas.

"Só tomei conhecimento agora do fato", afirma a conselheira tutelar de Paraí Maria Therezinha da Silva Richetti. Ao saber do crime, pela imprensa, Therezinha entrou em contato com a Escola Mateus Dal Pozzo, onde Miguel estudou até abril desse ano. A equipe da escola também não sabia de nenhum histórico de agressões contra o menino.

"É uma surpresa. Nunca veio nenhuma denúncia, nada. Se não a gente teria tomado a providência, feito visita. A gente não tem como adivinhar que está acontecendo", relata Therezinha.

A repercussão do caso na cidade fez com que o Conselho recebesse uma denúncia, de uma criança que pode estar em risco na última segunda-feira (2), e que deve ser averiguada pela equipe. 

Na Escola Mateus Dal Pozzo, Miguel ingressou ainda na educação infantil. Em 2020, iniciou o primeiro ano do ensino fundamental, presencialmente, até a paralisação das atividades, em 19 de março.

Depois, iniciou o ensino remoto. Em 2021, voltou para o presencial, já no segundo ano do ensino fundamental. Até que em 30 de abril, foi transferido para a Escola Municipal Olavo Bilac, em Imbé.

Segundo informações repassadas pela escola, a mãe, sempre que solicitada, comparecia à instituição, participava da entrega de boletins e se fazia presente. Miguel é descrito como uma criança tranquila e sempre muito sorridente, sem dar sinais de que vivia sob maus-tratos.

A avó de Miguel é funcionária da escola há aproximadamente três anos. Ela foi afastada temporariamente das atividades após a morte do menino.

Em Imbé, nenhuma denúncia de maus-tratos

Na cidade do Litoral para onde a mãe de Miguel se mudou em maio com o menino, também não há relatos de que ele sofresse com as agressões.

A Defensoria Pública confirmou que a avó materna havia ingressado com um pedido de "guarda consensual da criança". No entanto, o processo só começou a tramitar em 29 de julho, dia em que a polícia começou as buscas pelo corpo após confissão do crime pela mãe.

Relembre o caso

De acordo com a polícia, Miguel dos Santos Rodrigues teria sido medicado e teve o corpo jogado do Rio Tramandaí, em Imbé, no dia 29. Segundo a polícia, a mãe confessou o crime. Ela e a companheira estão presas.

De acordo com as investigações, o menino sofria intensa tortura física e psicológica. Ele era amarrado dentro de um guarda-roupa. A polícia teve acesso a vídeos e conversas em que a companheira fala com a mãe da criança e com a própria irmã sobre a compra de uma corrente que seria para amarrar o menino. 


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário