sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Açude da Manhosa está sendo aterrado para virar área de loteamento, em Santa Cruz do Capibaribe

 



Enquanto o poder público volta suas atenções para a área da serra entre os bairros Palestina e Oscarzão, cuja área a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe enviou projeto ao legislativo visando incluir ao perímetro urbano do município, outra área que tem uma grande importância ambiental para o município está sendo cada vez mais degradada.


O Açude da Manhosa, que deu nome a um dos bairros mais novos de Santa Cruz do Capibaribe, o bairro Manhosa, está tendo parte de sua área alagável aterrada para virar loteamento.


A informação foi repassada à redação do Blog Merece Destaque por cidadãos que costumam fazer caminhada nas imediações do Açude da Manhosa, averiguamos e constatamos. Uma grande quantidade de aterro já foi colocada em uma área que fica alagada quando a barragem está cheia. O aterro está sendo colocado e compactado, as ruas no entorno estão sendo pavimentadas e postes para iluminação elétrica também já estão implantados na área alagável.


O bairro Manhosa é nitidamente a área onde mais se constrói atualmente em Santa Cruz do Capibaribe, sem que haja um planejamento em relação aos esgotos, o qual está sendo despejado diretamente no Açude. Com a expansão do loteamento indo, inclusive, até dentro da área do reservatório, novas valetas para colocação de tubos de saneamento também já foram abertas, o que deve aumentar cada vez mais a quantidade de esgotos ali jogados, poluindo ainda mais a Manhosa.

Diante da situação, ficam os seguintes questionamentos:
  • A gestão municipal autorizou que seja loteado um trecho que se estende até uma área alagável da barragem?
  • Haverá alguma ação com relação aos esgotos que já são despejados dentro do açude que aumenta a cada dia?

Em seu plano de governo lançado em 2020 o atual prefeito do município, Fábio Aragão, incluiu a proposta de criação de um parque municipal de preservação ambiental no entorno do Açude da Manhosa.


Santa Cruz do Capibaribe carece de áreas de lazer, de áreas de preservação ambiental. Vejo no Açude da Manhosa um potencial incrível para isso, mas hoje ela encontra-se abandonada e servindo de reduto para o lixo e para os esgotos. Assumimos o compromisso de mudarmos essa realidade. Temos um projeto bastante realista para o local e eu digo com segurança, é possível fazer algo bacana, bonito e usual para as pessoas. É possível unir preservação e lazer no mesmo lugar sem agredir o meio ambiente. Pelo contrário, o acesso ao local incentivará a preservação. Me reuni com a minha equipe e constatei a viabilidade da construção do Parque Ambiental da Manhosa. É proposta real para uma Santa Cruz real. Vamos juntos construir uma história de esperança! Disse Fábio Aragão na época em que ainda era candidato a prefeito.


Encerramos esta matéria com um provérbio indígena que diz:

“Somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluído o último rio, as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro”

fonte: https://www.merecedestaque.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário