domingo, 6 de junho de 2021

Violência mata cinco crianças por ano no DF; maioria dentro de casa.

 

Os casos de violência contra crianças causaram quase cinco mortes por ano do Distrito Federal entre 2011 e 2020, aponta o Boletim Epidemiológico de Violência interpessoal, do Núcleo de Estudos, Prevenção e Atenção às Violências (Nepav), da Secretaria de Saúde. 
 
Foram 46 mortes de pessoas entre 0 e 9 anos durante o período.
 
De acordo com o documento, a distribuição etária das mortes é de 30,4% em menores de 1 ano, 30,4% em crianças de 1 a 4 anos e 39,2% em crianças de 5 a 9 anos. Entre os menores de 1 ano, 50% eram meninos e 50% meninas. Entre 1 e 4, as meninas foram as principais vítimas (71,4%). Os meninos foram 72,2% dos casos de morte na faixa etária entre 5 e 9 anos.
 
O boletim aponta que o número de registros de episódios de violência também foi significativo entre 2011 e 2020. Contabilizando apenas os casos que foram denunciados, o DF teve 6.637 notificações em 10 anos, uma média de 1,8 registros por dia, segundo a Secretaria de Saúde
 
 
Se dividirmos os registros por ano, os números apresentam grande irregularidade, mas apontam tendência de crescimento. Para Marlon Eduardo Barreto, professor do CEUB e especialista no direito da criança e do adolescente, esse aumento não quer dizer que o número de casos é maior. “O que aumentaram foram os registros. Os casos sempre existiram aos montes, mas a consciência de denunciar só foi ganhada recentemente”, explica.


O levantamento também aponta que a casa da vítima aparece como local onde a maior parte dos casos ocorre. Entre menores de 1 ano, representa 63,6% dos episódios; de 1 a 4 anos, essa participação sobe para 69,3%; e de 5 a 9 anos, chega a 73,8%.
 
Caso marcante e que ficou conhecido em todo o país, o assassinato de Rhuan Maycon da Silva Castro, em junho de 2019, aos 9 anos, foi justamente na própria residência. A mãe do menino, Rosana Auri da Silva Candido, e a companheira, Kacyla Priscyla Santiago Damasceno Pessoa, esquartejaram, perfuraram os olhos e dissecaram a pele do rosto da criança. Elas também tentaram incinerar partes do corpo em uma churrasqueira, com o intuito de destruir o cadáver e dificultar o reconhecimento.
 
Como o plano inicial não deu certo, elas colocaram partes em uma mala e duas mochilas. Rosana jogou a mala em um bueiro próximo à residência onde ocorreu o crime. Antes que ocultasse as duas mochilas, moradores da região desconfiaram da atitude da mulher e acionaram a polícia, que prendeu as duas autoras em flagrante.
 
Fonte: Metrópoles


Nenhum comentário:

Postar um comentário