sexta-feira, 4 de junho de 2021

Recife entra na campanha global Cidade Pedaláveis como cidade líder.

O Recife tem reconhecimento do seu investimento em mobilidade sustentável, e foi escolhido como líder na iniciativa global do ITDP para a campanha “Cidades Pedaláveis”, o anúncio foi feito em conferência virtual nesta quinta-feira (3), o Dia Mundial da Bicicleta. O evento destacou o potencial da mobilidade por bicicleta e o potencial das cidades líderes. A capital pernambucana receberá consultoria técnica para ampliar ainda mais a rede cicloviária e também exportar os seus conhecimentos para outros municípios parceiros. O objetivo é a expansão das rotas cicláveis, para que os cidadãos tenham um equipamento a, no máximo, 300 metros de onde estiver e, assim, aproximar as pessoas de infraestruturas seguras para uso da bicicleta.

Por meio da parceria com o ITDP, a equipe técnica da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) receberá assistência para ampliar ainda mais a malha cicloviária de forma eficiente e que atenda ao máximo à população. “Estamos felizes com a escolha e cientes da responsabilidade em avançar ainda mais na estrutura cicloviária e também em influenciar outros municípios a fazer o mesmo porque a sociedade só tem a ganhar quando as gestões investem com seriedade na mobilidade sustentável”, destaca a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

Ainda em 2019 a malha cicloviária de Recife foi considerada, em estudo realizado pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP-Brasil), como a quarta rede mais acessível à população dentre as 20 maiores cidades do país. O estudo mostra que mais de 24% da população da cidade consegue acessar uma rede cicloviária a menos de 300 metros de sua residência. Isso é um marco importante da Política Pública voltada para a mobilidade Sustentável e para o incentivo à ciclomobilidade.

“A campanha visa a ampliar abordagens locais ambiciosas e inovadoras de mobilidade por bicicleta e promovê-las em nível global”, explica a Diretora Executiva do ITDP, Clarisse Cunha, “pretendemos criar uma comunidade internacional de cidades que possam aprender a se inspirar mutuamente, ao mesmo tempo que fortalecem suas próprias ações e ampliam as infraestruturas de mobilidade por bicicleta”, diz.

Atualmente, o Recife possui 150 km de malha cicloviária, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, o que representa um aumento de mais 500% desde 2013, quando havia 24 km. Desde 2013, as novas rotas implantadas  compõem a Rede Cicloviária Complementar, previstas pelo Plano Diretor Cicloviário (PDC), e estão sendo projetadas para que haja uma conexão com as rotas já existentes e com a Rede Cicloviária Metropolitana, que está sendo elaborada pelo Governo do Estado. Os projetos priorizam o atendimento aos bairros que abrigam polos de interesse público, como parques, praças, mercados públicos e terminais de ônibus, criando pontos de conectividade entre esses equipamentos.

O Recife tem investido em rotas que se interligam umas às outras para dar cada vez mais possibilidade de caminhos aos ciclistas. Entre o Centro da Cidade e a Zona Norte, já são 63 km de malha cicloviária interligada. Já entre a Zona Sul e a Zona Oeste, já são 79 km interligados. O incentivo ao uso da bicicleta, além de fomentar uma mobilidade mais sustentável, democratiza o uso do espaço urbano entre pessoas com diversos meios de transportes e classes sociais.

ITDP – O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) é uma organização sem fins lucrativos, constituída em Washington, D.C. em 1985 e sediada na cidade de Nova York. A missão do ITDP é promover o transporte ambientalmente sustentável e equitativo em todo o mundo. A organização com os governos municipais para implementar projetos de transporte e desenvolvimento urbano que reduzam as emissões de gases de efeito estufa e a poluição, ao mesmo tempo que impulsionam a habitabilidade urbana e as oportunidades econômicas.

Fonte: Portal da Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário