terça-feira, 8 de junho de 2021

Casa em que viviam 8 menores abandonados estava tomada por lixo e não tinha água.



Um vídeo feito pelo Conselho Tutelar de Macapá nesta segunda-feira (7) mostra como é a casa onde 7 crianças e uma adolescente foram encontradas abandonadas, com fome e presas. Nas imagens, é possível ver que a residência estava tomada por lixo. Segundo os conselheiros, também não havia alimentos ou água encanada no local.

O Conselho Tutelar informou que os menores, com idades entre 3 e 13 anos, viviam na casa com suas mães e que os pais são ausentes. A instituição fez a busca ativa dos pais e das avós das crianças. Entretanto, os familiares encontrados pelo órgão afirmaram que não poderiam ficar com os menores.

O resgate dos menores aconteceu na sexta-feira (4). As crianças foram alojadas em um abrigo e a adolescente, que é tia dos outros menores, foi para outra unidade de acolhimento. A Polícia Civil iniciou as investigações sobre o caso nesta segunda-feira.

Condições precárias

As imagens feitas pelo Conselho Tutelar mostram que a casa em que estavam os menores era pequena. Na entrada, é possível ver um cômodo sem móveis e com lixo espalhado pelo chão.

A casa tem ainda uma área que era usada como quarto e que tinha uma única cama, uma pequena cômoda e um ventilador quebrado. Nos fundos, a gravação mostra um banheiro com um vaso sanitário cheio de lixo. Não havia cozinha no imóvel.

De acordo com o Conselho Tutelar, o local não tinha água encanada, nem itens para alimentação.

“A casa é bastante pequena, não tem água encanada, alimentos, geladeira, fogão e nem água para as crianças beberem. No momento em que nós entramos na casa nós conseguimos ver a realidade onde as crianças se encontravam, trancadas na casinha sem condições”, detalhou o conselheiro Helton Luiz, que participou do resgate.

De acordo com delegado Ronaldo Estringe, titular da Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), depoimentos de testemunhas e a realização de outras diligências devem acontecer até o final da tarde desta segunda-feira.

 
Fonte: G1
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário