quarta-feira, 19 de maio de 2021

Veja como a bicicleta pode transformar a vida das mulheres.

Viviane Mendonça incentiva as mulheres a pedalar há 10 anos, desde 2011. A professora sentiu a necessidade de incentivá-las a pegar uma bicicleta por ver um mundo que ainda era predominantemente masculino. Desde então, criou a página ‘Vou de bike e salto alto‘ para propagar a modalidade. Fizemos uma entrevista que ela dá mais detalhes da campanha e da importância dessa atividade. Confira!

1- Você criou o projeto por ver mais homens do que mulheres pedalando? O que é feito para incentivar as mulheres a pedalar?

Resposta – O objetivo era o de incentivar e encontrar outras mulheres através das redes sociais para troca de experiências. Historicamente o ciclismo é um esporte muito masculino onde por anos as mulheres não se viam pedalando ou competindo com uma bicicleta. Quanto menos mulheres víamos, menos nos sentíamos fazendo parte daquele mundo. Felizmente hoje esse cenário vem mudando, todas as vezes que vejo uma mulher pedalando descubro o quanto a bicicleta é democrática e libertadora. Atualmente existem centenas de mulheres e de grupos femininos de bike por todo Brasil. Ainda não existem estatísticas sobre isso, mas pelo avanço destes grupos nas redes sociais, já podemos chamar esse crescimento de fenômeno da bike junto as mulheres.

2- Quais os benefícios, tanto ao corpo e como para a mente, que as mulheres que pedalam têm?

Resposta – Os benefícios do uso de uma bicicleta vão muito além de subir na bike e empurrar o pé no pedal, esse ato tão instintivo é transformador. Poderia aqui dar dezenas de relatos de mulheres que superaram seus medos, suas crises e suas dores através dessa pequena atitude.

Além é claro do contato com a natureza, a participação em grupos de pedais o que leva a socialização destas mulheres com outras mulheres ciclistas que se apoiam e se ajudam.

As viagens de cicloturismo que te levam a conhecer e explorar novos lugares de uma forma muito mais conectada a estes espaços estando de cima de uma bicicleta. Aquele passeio pelo seu bairro, pela sua rua. A observação mais atenta sobe a sua cidade e o lugar onde você mora. Isso você só terá se for de bicicleta.

Equilíbrio, vento no rosto, sua mente focada no movimento da bike, o pé fazendo força no pedal, freio, morro, lama, esforço, atenção. Estes e e outros movimentos que deixam seu corpo e sua mente em estado de perfeita harmonia junto a natureza quando você está pedalando. Pequenas mudanças de hábitos podem te levar a grandes mudanças na sua vida como: perda de peso, comer e dormir melhor e ate evoluirmos para uma competição almejando o nosso lugar ao pódio.

3- Qual a importância do uso da bicicleta no cenário atual, onde precisamos cuidar ainda mais da natureza e de nossa saúde?

Resposta – Todos nós sabemos dos benefícios do uso da bicicleta para o cidadão e o trânsito, mas desde o inicio da pandemia a bicicleta se transformou num item indispensável para muitos brasileiros que fogem das aglomerações dos transportes coletivos.

Esse número expressivo é visível nas ruas das cidades de todo o Brasil. Seja para lazer, esporte ou transporte a bicicleta tomou conta dos espaços de forma espontânea e natural.

A mudança de habito de deixar o carro em casa e ir de bike ao trabalho pode parecer uma troca impossível num pais onde não temos infraestrutura e respeito no transito. Mas pequenos movimentos próximos a sua casa são viáveis e seguros de serem feitos.

Troque o carro pela bike para ir ate a padaria pertinho de casa, para ir ate o supermercado, ate o salão de cabeleireiro, ate a academia, ate a esquina tomar um café. A outra dica pode ser: comece uma vez por semana, e quando se senti mais seguro aumente as idas de bike.

Você cuidará da sua saúde, economia de gasolina e estacionamento, se livra do estresse do trânsito, e ainda contribui para o meio ambiente. (SportLife)

Fonte: InfoMais

Nenhum comentário:

Postar um comentário